Google apresenta Ironwood, novo chip para IA que pode rivalizar com GPUs NVIDIA
A Google lançou oficialmente nesta semana o Ironwood, sétima geração de seus chips aceleradores para IA. O grande diferencial do novo lançamento é que esse é o primeiro produto do tipo vindo pela Google com foco em inferência, segundo a empresa.
Inferência é o nome específico do processo mais importante da IA generativa, que tem se popularizado atualmente com bots como o ChatGPT ou o Gemini, da própria Google. A companhia diz que o “Ironwood é nossa mais poderosa, capaz e eficiente TPU até agora, criada para raciocínio forte em modelos de IA inferenciais em escala”.

TPU é uma sigla para Tensor Processing Unit, como a Google chama seus aceleradores para IA. Segundo a Reuters, o Ironwood possivelmente chega como uma das poucas opções viáveis para fazer frente às GPUs da NVIDIA, que têm dominado o segmento profissional de IA.
O Ironwood, no entanto, tem seu uso um tanto limitado. O chip é voltado para uso interno pelos próprios engenheiros da Google, ou para os clientes que contratam seus serviços de nuvem. A IA Gemini da empresa é processada inteiramente pelos seus chips, então deve receber um novo impulso com a chegada da nova geração.
Ironwood vai ser implementado em configurações de até 9.216 chips
A Google afirma que a nova geração de seu acelerador IA pode ser escalada a até 9.216 chips com resfriamento líquido, ligados por uma rede avançada ICI (Inter Chip Interconnect).
Assim, a empresa vai oferecer os serviços do Google Cloud em duas configurações: de 256 chips por pod e de 9.216 chips por pod.

Segundo a companhia, a opção mais avançada equipada com os componentes Ironwood entrega um total de 42,5 exaflops, que seria até 24 vezes mais poder computacional do que o El Capitan oferece. O atual maior supercomputador do mundo entrega 1,7 exaflop por pod.
Notícias relacionadas:
- NVIDIA, Alphabet e Google colaboram para promover agentes de IA e IA física
- Google prevê aplicações práticas da computação quântica em cinco anos
- Supercomputador El Capitan com AMD Epyc é o novo mais poderoso do mundo
A Google não informou, no entanto, qual fabricante de semicondutores está produzindo os novos Ironwood.