Golpe da multa falsa: o que é e como se proteger
Milhares de motoristas no Brasil inteiro já foram enganados por meio do golpe da multa falsa. Porém, há maneiras muito eficazes de evitar ser enganado e se proteger. Preste bem atenção neste texto!
O que é o golpe da multa falsa e como ele funciona?
O golpe da multa falsa consiste em um criminoso enviar, pelo correio, cobranças de infrações que o condutor teria feito justamente em locais onde ele esteve. Assim, no documento, informações como data, hora e local, coincidem perfeitamente.
Além disso, utilizando a placa do veículo, os criminosos conseguem pegar os dados do condutor e, dessa maneira, fazem com que a multa falsa chegue nas caixas de correspondência das vítimas.
A ação acontece da seguinte maneira: o golpista fica próximo de onde há um radar de multa e faz uma foto verdadeira do seu carro ou moto quando você passa pelo local. Por isso, as informações são tão realistas.

Também há casos em que os bandidos ficam em locais onde condutores podem cometer alguma infração, como em paradas proibidas. Por mais que o motorista ou motociclista não façam determinada ação irregular, o contexto fica tão convincente que muitas pessoas nem desconfiam.
Leia mais:
- O que é o golpe da CNH suspensa e como se proteger?
- Recebeu uma multa da Receita Federal em seu e-mail? Cuidado, é golpe!
- Golpe da renda extra: o que é e como se proteger
Como se proteger do golpe da multa falsa?
O primeiro passo, e fundamental, é checar qual órgão de trânsito está indicado no documento e fazer a verificação diretamente nele. Se não houver infração, faça imediatamente uma denúncia ao órgão, além de informar a polícia para que investigue o caso.

Além disso, você também consegue fazer a consulta em relação à multa por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, no qual há a CNH digital e documento do carro online.
Outro ponto que você precisa ficar atento é que as autoridades afirmam que não enviam o boleto para pagamento da multa sem enviar previamente uma notificação. Ademais, existem condutores que estão recebendo a multa via e-mail. Órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, não enviam nada por e-mail.
O post Golpe da multa falsa: o que é e como se proteger apareceu primeiro em Olhar Digital.