Gigabyte revela placas-mãe chipset Intel Z890 para CPUs Arrow Lake
A Gigabyte apresentou suas novas placas-mãe Intel Z890, prontas para trabalharem em conjunto com as CPUs Arrow Lake (Core Ultra 200). Em seu anúncio, ela mostrou os diversos modelos que farão parte de sua linha e destacou os recursos que eles trarão ao público.
Um dos principais destaques delas é o uso da tecnologia D5 Bionic Corsa, que traz um grande aumento no desempenho de memórias para DDR5 XMP 9500 e acima. Ela utiliza a inteligência artificial para o overclocking das memórias DDR5 – trabalhando software, hardware e firmware para alcançar resultados que ultrapassam o esperado.
Segundo a Gigabyte, o D5 Bionic Corsa das placas-mãe Intel Z890 conta com quatro frentes: o AORUS AI SNATCH, AI SNATCH Engine, AI-Driven PCB Design e HyperTune BIOS.
AI SNATCH Engine – é o modelo de inteligência artificial que funciona como o centro do software AORUS AI SNATCH;
AORUS AI SNATCH – um software da Gigabyte para o auto-overclocking, habilitando os usuários de ativar o desempenho máximo das placas-mãe Intel Z890 com um clique;
AI-Driven PCB – usa algoritmos de IA para otimizar as vias, roteamento e empilhamento, prezando a precisão e estabilidade;
Hypertune BIOS – usa a IA para otimizar o MRC e adaptar os sinais para uma eficiência máxima, boost clock de memória e aumentar o desempenho geral
Divulgação/Gigabyte
As placas-mãe definitivas
A Gigabyte também apresentou sua linha principal de placas-mãe Intel Z890, a AI TOP – que contará com a Z890 AORUS XTREME AI TOP, Z890 AORUS MASTER AI TOP e a Z890 AI TOP – que combinam todos os recursos com a inteligência artificial.
Todas elas terão suporte a duas placas de vídeo, duas portas LAN 10GbE e duas portas Thunderbolt 5.
Veja também:
Placa-mãe Intel Z890 da ASRock suporta DDR5-9200 de RAM
Placas Intel Z890 da ASUS têm seus preços revelados em vazamento
Gigabyte reforça que microcódigo 0x12B é a solução definitiva para CPUs Intel
Divulgação/Gigabyte
Placas-mãe Intel Z890 no mercado DIY
A Gigabyte também aponta que fez algumas mudanças nas placas-mãe Intel Z890 para uma montagem mais simplificada aos usuários e profissionais.
O WIFI EZ-Plug agora combina a antena de conexões Wi-Fi em um único adaptador, eliminando a instalação dela de forma separada. Já o EZ-Debug Zone centraliza o diagnóstico de LEDs, botões de controle para solução de problemas e inclui um indicador de instalação de DRAM de LED – que acende quando um módulo é instalado em um slot não-recomendado.
Além disso, o Sensor Panel Link traz uma porta de vídeo onboard, para simplificar a configuração do painel sem bagunça na sua organização de cabos. O PCIe EZ-Latch Plus permite a instalação de placas de vídeo PCIe sem a necessidade de parafusar, assim como o M.2 EZ-Latch CLick e M.2 EZ-Latch Plus o fazem para SSDs M.2 e heatsinks.
Divulgação/Gigabyte
Conectividade pela Gigabyte
Todas as placas-mãe Intel Z890 produzidas pela Gigabyte também terão integração com armazenamento PCIe 5.0 e portas Thunderbolt 4. Já a antena Wi-Fi 7 garante um aumento expressivo de largura de banda – permitindo uma velocidade de transferência ainda mais elevada aos usuários.
No software GCC, o público também contará com o recurso WIFI Compass, que mostra o sinal em tempo real entre a antena e seu roteador WIFI – permitindo que os usuários a posicionem da melhor forma para manter seu desempenho sempre no máximo.
As portas USB4 são compatíveis com Thunderbolt 4, trazendo uma velocidade que pode alcançar até 40 Gb/s. Elas também têm suporte ao DisplayPort 1.4a – permitindo a conexão de até cinco dispositivos por porta, incluindo displays 4K/8K.
Divulgação/Gigabyte
Controle de temperatura e BIOS
As placas-mãe Intel Z890 que estão sendo lançadas pela Gigabyte também trazem o DDR Wind Blade e um painel traseiro ventilado em conjunto com o gerenciamento térmico M.2 e VRM – criando uma sinergia no sistema de dissipação de calor, garantindo que os componentes se mantenham resfriados mesmo em workloads intensos.
A fabricante também introduz o mecanismo VRM Thermal Balance para lidar com os novos processadores Intel, que possuem a conexão primária de energia em seu topo e podem levar a calor concentrado em um espaço mais confinado. Ele traz um design de heatpipe que equilibra a temperatura em ambos os lados do VRM e otimiza o firmware PWM.
De acordo com a Gigabyte, as placas-mãe Intel Z890 possuem também uma solução VRM para um total de 21 fases com 110 A SPS para uma maior estabilidade e distribuição de energia e um PCB com oito camadas. Eles também revelam que sua BIOS possui o recurso NPU Overdrive – aumentando o desempenho de IA em 23%.
Eles também introduziram o AI PerfDrive, recurso da BIOS que faz uma avaliação inteligente da temperatura e recomenda o uso de perfis que otimizam o desempenho. Também terão opções de personalização com o Multi-theme Design e o AIO Fan Control – ideal para quem não utiliza o Windows.
Eles também fecharam uma parceria exclusiva com o HWiNFO, com monitoramento de fases do CPU vCore e sua eficiência através do Power Monitor e o sistema AORUS/HWiNFO OSD que mostra em texto ou gráficos informações gerais sobrepostas aos seus games ou aplicações – sem a necessidade de software adicional.
Todos os modelos e recursos chegarão no fim de outubro, ainda não foi anunciado o preço sugerido de cada placa-mãe.
Fonte: TechPowerUp