EconomyFeaturedNewsTop Stories

Gemini será o “maior foco” do Google em 2025, diz CEO

O CEO do Google, Sundar Pichai, destacou a importância da inteligência artificial (IA) para a empresa em 2025. Em reunião estratégica com funcionários neste mês, Pichai disse que escalar o Gemini (chatbot de IA) no lado do consumidor será “o maior foco” da Big Tech no próximo ano.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático Agentes autônomos, modelos eficientes e mais: 6 tendências de IA para 2025

A informação é do site CNBC, que teve acesso à gravação da conversa. Pichai disse que o ano de 2025 será crítico para a Gigante das Buscas e que a companhia precisa estar “incansavelmente focada em aproveitar os benefícios desta tecnologia e resolver problemas reais dos usuários”.

Um exemplo positivo mencionado pelo diretor foi o aplicativo do Gemini, projetado para ser o próximo produto do Google a passar de 500 milhões de usuários em todo o mundo. Pichai considera que a ferramenta passa por um “momento forte” na reta final do ano, mas é necessário intensificar os esforços em 2025 para colocá-la numa posição de liderança no mercado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Atualmente, o Gemini é o grande concorrente do ChatGPT, da OpenAI no segmento dos chatbots de IA. Além disso, a própria OpenAI e a startup Perplexity lançaram ferramentas de busca com inteligência artificial neste ano, o que pode ameaçar o domínio do Google.

Gemini será prioridade para o Google em 2025, segundo CEO (Imagem: Bruno De Blasi/Canaltech)

Cenário turbulento para a Big Tech

A fala está inserida num contexto no qual o Google passa por uma das maiores turbulências de sua história: a Justiça dos EUA determinou que a empresa adota práticas ilegais de monopólio para priorizar o buscador em diferentes plataformas

As punições serão determinadas pela Corte apenas em 2025, mas o Google pode ser forçado a vender divisões da companhia, como o navegador Google Chrome, além de finalizar os acordos feitos com outras fabricantes para destacar a busca. A Big Tech já afirmou que vai recorrer da decisão. 

O que esperar da IA do Google em 2025

O Google demorou um pouco para largar na corrida da IA generativa iniciada pelo ChatGPT, mas já possui um portfólio variado de produtos com a tecnologia. O grande destaque ainda é o Gemini, que ganhou uma nova identidade, aplicativos para dispositivos móveis e integração com outros serviços em 2024.

Nos celulares, o chatbot possui suporte a extensões para outros produtos do Google, como YouTube, Drive e Gmail, para refinar as respostas. Já o Google Workspace ganhou um painel lateral para usar a IA rapidamente no Drive, no Gmail e no Documentos. 

A expectativa é de que a empresa amplie as soluções do Gemini para consumidores no ano que vem, impulsionada pelo modelo Gemini 2.0 (o mais avançado do Google até o momento). A Big Tech ainda tem outros projetos em desenvolvimento que podem ganhar novidades em 2025, incluindo o Project Astra, capaz de “enxergar” com a câmera do celular e interagir com o usuário em tempo real.

Leia também:

10 comandos legais para usar no Gemini Como fazer imagens com IA no Gemini | Guia Prático Qual foi a primeira coisa pesquisada no Google?

VÍDEO: 10 COMANDOS LEGAIS PRA USAR NO GOOGLE GEMINI – PARTE 5

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box