Geladeira da Samsung prevê mudanças de temperatura; veja como funciona
A CES 2025 (ou Consumer Electronics Show) acontece no próximo mês, mas diversas marcas já começaram a apresentar as novidades, como a Samsung e suas novas geladeiras. Na principal feira de tecnologia no mundo, a marca vai expandir seus eletrodomésticos inteligentes com a linha AI Home que promete recursos de IA avançados, capazes até mesmo de prever a temperatura e otimizar o uso. Conheça os detalhes abaixo.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Vale a pena usar estabilizador na geladeira? O que é e como funciona o aplicativo Samsung SmartThings
Samsung revela geladeiras com IA
Dentre as novas tecnologias, está o Hybrid Cooling AI, que otimiza o resfriamento com base em inteligência artificial. A proposta é resfriar de forma eficiente enquanto economiza energia.
Para isso, a marca introduziu um novo compressor com módulo Peltier. Esse componente usa um dispositivo semicondutor inteligente que funciona conforme as mudanças de temperatura.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Aplicativo SmartThings permite gerenciar os produtos inteligentes da marca (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)
Isto é, em situações de altas temperaturas, o sistema Peltier entra em ação. Mas em situações amenas ou frias, o módulo não funciona, pois não é necessário.
IA prevê mudanças de temperatura
Em conjunto com essa função, a geladeira utiliza algoritmos de IA que identifica o estado do produto para prever variações na temperatura. Dessa forma, ela alterna o modo de resfriamento para manter os alimentos na temperatura ideal.
Segundo a fabricante, o Compressor Inverter AI tem 4,1x mais inércia que o compressor F3, tradicional das geladeiras Samsung.
Nova tecnologia proporciona maior espaço interno
Graças à mudança no compressor, o componente é menor que a geração anterior. Para efeito de comparação, uma geladeira de 900 litros ganha um aumento de 25 litros na capacidade de armazenamento, já que as prateleiras podem ser alcançar mais profundidade.
Assim, a área útil é 13,8% maior, o que resulta em um espaço interno interessante para grandes famílias.
A porta da geladeira ainda conta com uma tela sensível ao toque que proporciona um controle intuitivo e inteligente do eletrodoméstico.
VÍDEO: Samsung Duplex Inverse: Prática e espaçosa
Leia a matéria no Canaltech.