GeForce RTX 5080 terá três fans com controle independente
O criador do MSI Afterburner, Alexy Nicolaychuk, conhecido como “Unwinder” no fórum The Guru of 3D de desenvolvimento do software, confirmou que o software terá uma nova atualização próxima ao lançamento da Nvidia RTX 5080 e que trará monitoramente independente para até três ventoinhas em GPUs.
A última versão estável foi lançada em abril de 2023 e Alexy também sugeriu que as próximas ofertas da MSI para a RTX 5080 possam trocar controladores individuais por ventoinha para um controle mais granular.
Imagem: The Guru of 3D.
Notícias Relacionadas
NVIDIA sorteia GPUs clássicas assinadas pelo CEO Jensen Huang
NVIDIA e Qualcomm podem escolher Samsung para chips de 2nm
NVIDIA pode revelar o DLSS4 junto com as GeForce RTX 50
Ele indica que as GPUs RTX 5080 (provavelmente da MSI) fornecerão três controladores de ventoinha independentes, um avanço em relação às gerações anteriores. Com a parte de hardware está resolvida, a implementação em software chega com uma atualização do MSI Afterburner próxima ao lançamento da RTX 5080.
Com isso, a RTX 5080 será a primeira GPU Blackwell a chegar às prateleiras, corroborando rumores anteriores de uma data de lançamento em 21 de janeiro. Contudo, é preciso destacar que nem todas as GPUs RTX 5080 podem ter esse recurso.
Controle de Velocidade
Imagem: MSI.
Controlar a velocidade de cada ventoinha individualmente exige mais que uma atualização de software, necessitando de mudanças subjacentes no PCB da GPU. Mesmo em GPUs de três ventoinhas de alta qualidade, muitas AIBs optam por conectar todas as ventoinhas a um único conector ou dois.
Em vários casos, mesmo quando é possível ajustar independentemente a velocidade das duas primeiras ventoinhas, a terceira ventoinha fica fixa em relação a elas.
Alexey afirmou que haverá um novo botão no Afterburner para controle de velocidade assíncrono para a terceira ventoinha. Com o controle independente de todas as ventoinhas, o usuário poderá definir velocidades e curvas personalizadas para cada uma, individualmente.
RTX 5080
Rumores indicam que a Nvidia RTX 5080 deve adotar o die GB203-400-A1, equipado com 10.752 núcleos ou 84 SMs, 16GB de memória GDDR7 de 30 Gbps e um barramento de memória de 256 bits.
Além disso, o vazamento da caixa da MSI RTX 5080, confirmou que a placa virá com memória de 16GB GDDR7 e 256-bit.
Com 10% mais núcleos CUDA do que sua predecessora, pode-se esperar um aumento moderado de desempenho, mas a maior parte disso depende de quão boa será a Blackwell em nível arquitetônico. No início da noite (conforme o horário de Brasília), mais informações devem ser anunciadas durante a apresentação da NVIDIA na CES 2025.
Fonte: The Guru of 3D.