Geekom prepara o primeiro mini-PC com Snapdragon X Elite do mundo
A Geekom pode acabar sendo a primeira empresa no mundo a disponibilizar no mercado um mini PC com Snapdragon X Elite. A empresa ainda não falou oficialmente do produto, mas uma imagem de divulgação aparentemente feita por ela vazou na rede social chinesa Weibo.
A imagem mostra um mini PC bem compacto de dois ângulos. Assim, podemos ver apenas a marca Geekom na superfície e duas conexões USB-A 3.x de um dos lados, além do conector para fones de ouvido. A imagem acompanha o texto “QS Series” e a citação: “o primeiro mini PC impulsionado por Qualcomm no mundo”.
Fonte: Weibo
Sabemos que o processador se trata do Snapdragon X Elite e não do Plus ou qualquer outro porque em um canto da arte temos a pequena logo do SoC da Qualcomm baseado em ARM para Windows. A Geekom é muito conhecida no mercado de mini PCs, trabalhando há anos com Intel e AMD. Esse novo QS Series, inclusive, tem um design que lembra bastante o GT1 Mega, mas com muito menos conexões.
Como o anúncio apareceu em um vazamento e não na conta oficial da fabricante, ainda não temos mais informações sobre o produto. Assim, não sabemos mais detalhes das specs ou uma janela de lançamento – ao menos por enquanto.
Fonte: VideoCardz
Snapdragon X Elite estreia em um mini PC pela Geekom porque projeto da Qualcomm falhou
A Geekom pode se gabar de ter o “primeiro mini PC” com Snapdragon X Elite porque um projeto da própria Qualcomm acabou não seguindo adiante. Quem acompanha o Adrenaline deve se lembrar que a dona do SoC preparava um dev kit com o componente para ser disponibilizado por US$ 899.
Fonte: Qualcomm
Algumas pessoas chegaram a receber o produto, então tecnicamente ele seria o primeiro mini PC com Snapdragon X Elite. No entanto, ele nunca chegou a ser finalizado para realmente ter uma disponibilidade comercial, então faz sentido que não fique com o “título”.
Notícias relacionadas:
Qualcomm cancela seu mini PC de US$ 899 com Windows em ARM
Geekom lança o GT1 Mega, novo mini PC com Intel de 14ª geração
Apenas 720 mil dispositivos Snapdragon X foram vendidos no Q3 de 2024
A Qualcomm nunca deu detalhes dos motivos para cancelar o projeto, mas especula-se que foram problemas no HDMI que atravancaram seu desenvolvimento.