DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Gamer Nexus confirma problemas de drivers e chama RTX 50 de “pior lançamento da NVIDIA”

Desde o lançamento oficial da série RTX 50 e a introdução de novos drivers da NVIDIA para essas GPUs, alguns usuários têm relatado problemas variados com os updates – em especial nas gerações anteriores de placas, como as RTX 40. Por isso, no último domingo, dia 6, o pessoal do Gamer Nexus publicou um vídeo com extensivos testes dos drivers da empresa, concluindo que realmente os problemas são generalizados.

“Esse tem sido um lançamento absolutamente abominável e completamente vergonhoso para a NVIDIA”, diz Steve Burke, editor do Gamer Nexus, no vídeo. “(…) no tempo em que eu tenho feito isso, desde 2008, focando em hardware desde 2010… Nesse tempo, esse foi o pior lançamento que eu já vi da NVIDIA.”

Burke busca alguns problemas comumente relatados e tenta replicá-los em seu ambiente de testes. Infelizmente ele consegue em muitos casos. O VideoCardz organizou uma lista dos bugs em jogos que o canal conseguiu replicar de maneira “consistente”:

  • Star Wars Outlaws: escolher “continuar” causou crash
  • Marvel Rivals: ligar o Frame Generation causou crash
  • Cyberpunk 2077: crashes ao caregar o jogo
  • Shadow of the Tomb Raider: crash no benchmark do jogo, com aviso de erro do driver
Captura de teste dos drivers da NVIDIA
Fonte: Gamer Nexus

Esses testes foram feitos com o driver 572.83. Segundo Burke, diferentes versões entregaram diferentes resultados, mas voltar ao driver 566.36 resolveu os problemas nesses quatro exemplos.

Drivers da NVIDIA apresentam problemas em situações variadas

Além dos problemas em jogos, bugs apareciam em situações variadas. Usar mais de um monitor, por exemplo, foi algo que causou bugs, especialmente com o G-Sync ligado em displays de alta taxa de atualização.

Imagem ilustrativa, NVIDIA
Imagem: NVIDIA

Burke diz ainda que faz diferença as combinações entre GPUs e monitores, o que deve tornar mais difícil aos usuários de tentarem contornar o problema sem usar versões antigas do driver.

Notícias relacionadas:

Por fim, o anfitrião do Gamer Nexus recomenda para quem está enfrentando dificuldades desligar recursos como G-Sync, DLSS4 e Frame Generation, que parecem ser os principais causadores de bugs nos novos drivers. Ironicamente, é justamente nessas ferramentas que a NVIDIA mais tem promovido seus produtos nos últimos tempos.

Facebook Comments Box