GAIADEX: modelo de linguagem da Razer movido por IA avalia o ciclo de vida de produtos
A Razer anunciou nesta segunda-feira (18), durante o COP29 no Pavilhão de Singapura, o GAIADEX, um Modelo de Linguagem Amplo (LLM) com Avaliação de Ciclo de Vida (LCA) movido por Inteligência Artificial.
De acordo com a Razer, o GAIADEX oferece uma solução abrangente e simplificada para Avaliações de Ciclo de Vida e Declarações Ambientais de Produto (EPD) em diversos setores. Para demonstrar as capacidades do modelo, a Razer fez parcerias com líderes da indústria, como GE Healthcare e Maybank, visando a implementação de projetos-piloto.
GAIADEX é modelo de linguagem por IA da Razer
O novo modelo de linguagem foi projetado para otimizar o processo de LCA, desde a coleta de dados até a geração de relatórios, reduzindo significativamente o tempo e o esforço necessários para analisar o impacto ambiental dos produtos, desde o início da produção até o descarte. Com o uso de inteligência artificial (IA), o GAIADEX é capaz de compilar meses de trabalho em segundos, gerando relatórios de LCA detalhados e validados conforme os padrões internacionais (ISO 14040, 14044) e as Regras de Categoria de Produto (PCR) do EPD Internacional.
“Acreditamos que a sustentabilidade deve ser acessível para todos. O GAIADEX é o nosso compromisso em eliminar barreiras e facilitar a adoção de práticas mais verdes pelas empresas. Ao capacitar cada vez mais empresas com essa solução inovadora, estaremos tornando o LCA mais acessível e eficiente, impulsionando a indústria global rumo a um futuro mais significativo e sustentável.”
Kenneth Ng, líder global de Sustentabilidade da Razer
O GAIADEX aborda um grande desafio no setor de sustentabilidade: a inconsistência dos padrões ambientais. Muitas marcas criam frameworks próprios de LCA, cada um com metodologias e dados variados, dificultando a comparação de produtos entre concorrentes. Essa falta de padronização impede comparações significativas, alimenta o ceticismo e as dúvidas dos consumidores e dificulta a fiscalização regulatória, além de gerar ineficiências, uma vez que as marcas duplicam esforços para desenvolver seus próprios padrões.
A verificação do EPD (Declaração Ambiental de Produto) é necessária para que ele seja considerado confiável no mercado. Por isso, a Razer está desenvolvendo funcionalidades no GAIADEX para facilitar a certificação independente de EPDs por operadores, como a UL Solutions. A UL Solutions já certificou os EPDs dos mouses gamer Basilisk da Razer, permitindo uma divulgação de dados segura, fundamentada na ciência e que foi posteriormente publicada no banco de dados UL SPOT.
A GE Healthcare se uniu à Razer para construir um futuro mais sustentável, quantificando e reduzindo o impacto ambiental dos produtos da GEHC. Como iniciativa piloto, o Centro de Reparo e Engenharia de Singapura utilizou a plataforma GAIADEX para avaliar e comparar os rastros ambientais de diferentes versões do produto Vscan.
Razer/Reprodução
Razer/Reprodução
“Nossa colaboração com a Razer nos oferece uma visão holística do rastro ambiental dos produtos, o que apoia nossos objetivos de sustentabilidade”, diz Mark Stoesz, presidente de Soluções Empresariais e Parcerias de Mercados Internacionais.
Com a interface do GAIADEX, os usuários podem fazer upload de suas Listas de Materiais (BOM) e, em apenas 5 minutos, receber relatórios de LCA completos que seguem os rigorosos padrões ISO 14040/14044, além de regras específicas de categoria de produto (PCR). Esta nova tecnologia permitirá que a Razer transforme o cenário de sustentabilidade com processos de LCA e EPD atualizados.
Para garantir que esses relatórios atendam aos padrões da indústria, o GAIADEX se integra a verificadores independentes para validação por terceiros, e resulta na emissão de rótulos ecológicos oficiais por meio de um processo automatizado e simples. Esta função de autoatendimento elimina a necessidade de serviços de consultoria caros, que geralmente custam até US$ 40.000 (cerca de R$ 232 mil) por EPD, tornando a medição da sustentabilidade bem mais acessível.
Ao aproveitar modelos de linguagem de grande porte e especializados no domínio, a nova linguagem capacita organizações, desde Startups até corporações multinacionais a obter rótulos ecológicos de EPD de forma rápida e acessível, oferecendo grande vantagem competitiva no cenário de comércio verde.
FONTE: Razer