Futuro da cozinha: 4 tecnologias que vão tornar o micro-ondas coisa do passado
O micro-ondas como conhecemos pode estar perto de ser substituído por inovações em curso. O eletrodoméstico é uma verdadeira mão na roda no aquecimento de refeições e preparo de alimentos, mas pode fazer mal à saúde a depender do recipiente utilizado, além de alterar a textura e o sabor. Nesse sentido, diversas pesquisas promovem tecnologias que podem substituir o produto de forma inteligente, como o uso de radiofrequência ou aquecimento ôhmico.
Esquentar comida no micro-ondas faz mal à saúde?
4 tecnologias que vão tornar o ar-condicionado coisa do passado
Estes são as 4 futuras tecnologias que podem substituir o micro-ondas:
Forno de Cozimento por Radiofrequência (RF); Forno combinado; Aquecimento ôhmico; Função reaquecimento da Air Fryer. 📱 Entre no WhatsApp do CT Ofertas para saber quando os preços de micro-ondas caírem
1. Forno de Cozimento por Radiofrequência (RF)
A primeira tecnologia do futuro que pretende substituir o micro-ondas é o forno de cozimento por radiofrequência, desenvolvido pela startup israelense Goji. A próxima inovação para a cozinha utiliza transmissores e sensores de RF de estado sólido para cozinhar refeições inteiras em poucos minutos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Essa inovação partiu de uma pesquisa de transplante de órgãos, na qual pesquisadores descobriram um método de descongelar tecidos uniformemente usando energia de radiofrequência.
No último ano, o site Spectrum experimentou comidas feitas num protótipo da empresa e relatou que a refeição foi feita com perfeição: rapidamente e com sabor superior ao do micro-ondas que conhecemos.
O portal ainda menciona que a Goji utiliza sensores para controlar a entrada de energia e aquecer o alimento de acordo com seu tipo e tamanho.
Forno de cozimento por radiofrequência pode ser o futuro do micro-ondas (Imagem: Divulgação/Goji)
Embora não exista uma previsão de lançamento, os primeiros fornos de cozimento por radiofrequência devem custar por volta de US$ 5.000 (aproximadamente R$ 28,5 mil). Mas a expectativa é de que modelos acessíveis sejam lançados posteriormente.
2. Forno combinado
O segundo item da lista é o forno combinado. De acordo com o Catering Equipment Blog, trata-se de um produto 3 em 1, pois ele permite cozinhar a vapor, via ar quente (convecção, semelhante a air fryer) ou uma combinação de ambos. A proposta é englobar diferentes funções de preparo de alimentos em um único produto.
Existem diversos modelos de forno combinado, incluindo versões de embutir (Imagem: Reprodução/Franke)
Em comparação com o micro-ondas tradicional, o forno combinado mantém os alimentos crocantes, além de oferecer mais funções. O usuário pode assar, grelhar, desidratar, tostar e cozinhar a vapor, o que expande as possibilidades.
Ao contrário do atual micro-ondas, o cozimento aqui é uniforme. Porém, o tempo de aquecimento costuma ser maior e ele ocupa mais espaço.
3. Aquecimento ôhmico
O aquecimento ôhmico, também conhecido como “aquecimento por resistência avançada” ou “eletroaquecimento” é uma tecnologia emergente que pode ser uma alternativa ao micro-ondas.
Em suma, este método de aquecer alimentos utiliza a resistência elétrica do alimento para alterar sua temperatura. Na prática, uma corrente elétrica alternada passa pelo alimento entre dois eletrodos e transforma a energia elétrica em térmica.
Como resultado, o alimento é aquecido de forma instantânea e homogênea. Este aquecimento ôhmico já é utilizado em alguns eletrodomésticos que aquecem a água e pode substituir o micro-ondas, principalmente, considerando a distribuição uniforme de calor e preservação das comidas.
Contudo, o método ainda não alcança a velocidade e a eficiência do micro-ondas em pequenas porções. Assim, é esperado que o eletroaquecimento continue se desenvolvendo para ser mais completo.
Diagrama detalha como funciona o aquecimento ôhmico (Imagem: Reprodução/ResearchGate)
4. Função reaquecimento da air fryer
Por fim, o último equipamento da lista que pode tomar o lugar do micro-ondas é a própria air fryer, com a função “reaquecimento”.
Modelos recentes da fritadeira elétrica já contam com o recurso. A KitchenAid, por exemplo, explica que nesta função o aparelho distribui energia para aquecer os alimentos na temperatura pronta para servir.
A air fryer da KitchenAid oferece diversas funções incluindo reaquecer, como o micro-ondas (Imagem: Divulgação/KitchenAid)
Embora o tempo de preparo seja maior que o do micro-ondas, a air fryer, por utilizar a circulação de ar quente, é uma opção mais saudável do que o micro-ondas e mantém o alimento crocante, em vez de ressecá-lo.
Além disso, com a popularização do eletrodoméstico, é possível que a função chegue em novos patamares no futuro e dispense o micro-ondas.
Leia mais:
Micro-ondas 3-em-1 da Xiaomi promete deixar sua cozinha livre de cheiros e vapor Colocar plástico no micro-ondas ajuda a liberar partículas tóxicas
Novo micro-ondas da LG tem tela touch de 27 polegadas e 3 câmeras
VÍDEO: Micro-ondas Philco PMO38S: 33 litros é o suficiente?
Leia a matéria no Canaltech.