Fundador da TSMC diz Intel errou ao focar em fábricas ao invés de IA
Em menos de 4 anos como CEO da Intel, Pat Gelsinger levou o Time Azul a um momento mais voltado para a fabricação de chips com a Intel Foundry. Para o fundador da TSMC, Morris Chang, esse foi o erro de Gelsinger, que deveria ter focado mais em produtos para IA.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 3 melhores processadores da Intel para jogos 5 motivos para comprar notebooks com selo Intel Evo
A saída de Pat Gelsinger da posição de CEO da Intel aconteceu no dia 2 de dezembro e pegou a indústria de surpresa, deixando parceiros da companhia preocupados e com razão. Seu desligamento do Time Azul foi abrupto e não da forma como costuma acontecer nesse ramo.
Fundador da TSMC opina sobre situação
No evento de lançamento de sua autobiografia, Chang também disse que a Intel não tinha nem mesmo uma estratégia, e complementou com o seguinte:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Não sei porque Pat pediu demissão. Não sei se sua estratégia era ruim ou se ele não a executou bem… Em comparação com a IA, ele parecia se concentrar mais em se tornar uma fábrica de chips. É claro que agora parece que ele deveria ter se concentrado em IA. Atualmente, eles não têm nem uma nova estratégia nem um novo CEO. Encontrar ambos é muito difícil”.
A TSMC é líder na fabricação de semicondutores e a Intel caminha para tentar contar sua própria história nesse segmento. Gelsinger chegou a afirmar que queria ter a AMD e a NVIDIA como alguns de seus clientes. Ambas as empresas são dependentes da fabricante taiwanesa até o momento.
O ex-CEO da Intel conseguiu até mesmo ser malvisto pelo fundador da TSMC depois de uma fala desnecessária, algo que teria custado um grande desconto na fabricação de chips por parte da taiwanesa para a Intel, segundo rumores.
A era de AI PCs segue ganhando força e a Intel é um player importante desse mercado, mas enfrenta forte competitividade por parte da AMD e da Qualcomm com a chegada dos Snapdragons aos PCs com Windows. Além disso, o Time Azul perdeu força no mercado de data centers, especialmente com IA envolvida, abrindo espaço para o crescimento da AMD e a ampla dominância da NVIDIA.
Veja mais do CTUP:
The Game Awards 2024 contará com dois anúncios “grandiosos” Novo patch de Cyperpunk 2077 melhora desempenho em CPUs Intel Arrow Lake NVIDIA mostra como Indiana Jones e o Grande Círculo fica com ray tracing ativado
Leia a matéria no Canaltech.