Trending

Fujitsu anuncia parceria com Supermicro para sua nova CPU baseada em ARM

A empresa japonesa Fujitsu anunciou uma nova parceria com a Supermicro para a criação de soluções em servidores e data centers. As companhias vão trabalhar juntas em sistemas com resfriamento líquido para HPC e IA generativa, além de uma nova plataforma equipada com o MONAKA.

Diferente de um famoso personagem em Dragon Ball, o MONAKA da Fujitsu é um processador para servidores baseado em ARM, com lançamento previsto para 2027. A companhia anunciou o produto pela primeira vez no ano passado, e agora vai trabalhar com a Supermicro para oferecer uma plataforma impulsionada pelo componente.

Fonte: Fujitsu

“A Supermicro está empolgada em colaborar com a Fujitsu para oferecer servidores de ponta e soluções que têm alta performance, eficiência energética e são otimizadas em custos”, declarou Charles Liang, CEO da Supermicro. “Esses sistemas serão otimizados para suportar uma ampla gama de trabalhos em IA, HPC, nuvem e ambientes de ponta. As duas companhias vão focar em designs TI ‘verdes’ com arquiteturas que economizam energia, como um rack PnP escalável com resfriamento líquido, para minimizar o impacto ambiental da tecnologia”.

O resfriamento líquido, inclusive, é um foco na divulgação das companhias, que ressaltam a solução como uma boa alternativa para diminuir o impacto ambiental do rápido avanço da IA e suas necessidades.

Fujitsu promete muita eficiência em sua CPU de 2nm

A Fujitsu aproveitou o anúncio da parceria para ressaltar que o MONAKA vai ter “performance e eficiência energética excelentes”. O processador é baseado em ARM e será fabricado no avançado processo de 2nm. Mas só veremos se as promessas da empresa serão cumpridas em 2027, quando ocorrerá seu lançamento.

Fonte: Supermicro

A companhia japonesa ressaltou ainda uma de suas subsidiárias, a Fsas Technologies. O acordo com a Supermicro se estende a ela, para oferecer soluções especializadas em IA generativa, como seria de se esperar.

Notícias relacionadas:

Fujitsu admite que teve dados roubados por malware em março

Arm estaria criando GPUs para PCs domésticos e para IA

Intel vende sua participação na Arm e em diversas empresas tech

“Como provedoras de tecnologias de informação e comunicação, e infraestrutura de data centers, a Fujitsu e Supermicro acreditam que promover uma infraestrutura ‘verde’ para IA que reduz o consumo de energia e impacto ambiental em data centers é uma prioridade máxima”, diz a Fujitsu.

Via: The Register

Facebook Comments Box