Ford convoca recall para Mustang GT e Ranger por risco de acidentes
A Ford anunciou nesta segunda-feira (2) uma convocação oficial para recall, direcionada aos proprietários de Ford Mustang GT, fabricados em 2024, e de picapes Ranger, nas versões XL, XLS 2.0, XLS 3.0 XLT e Limited, também ano/modelo 2024.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp 60 anos do Ford Mustang | Veja 5 versões de tirar o fôlego Os 10 carros mais icônicos da Ford Ford Ranger elétrica será “empolgante” e tem data para chegar
De acordo com a montadora, tanto o muscle car quanto a caminhonete média precisam atender às campanhas assim que possível para sanar possíveis problemas que, se não forem averiguados, podem causar graves acidentes.
O recall do Ford Mustang GT, o mais visceral da história, é direcionado para proprietários de carros fabricados entre 10 de maio e 16 de agosto de 2024, com número de chassi de R5427097 até R5429497.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em relação às picapes, a verificação engloba veículos produzidos entre 13 e 17 de maio de 2024, com as seguintes numerações de chassi: de RJ400432 até RJ401412 (XL e XLS 2.0) e de RJ401497 até RJ403405 (XLS, XLT e Limited 3.0).
Algumas versões da Ford Ranger 2024 podem apresentar problema na suspensão (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Qual o motivo do recall do Mustang GT?
Segundo o site oficial da Ford, o recall do Mustang GT envolve a atualização do software do módulo de controle do painel de instrumentos. Embora simples de resolver, ele é de fundamental importância para garantir a segurança dos ocupantes do carro.
A montadora informou que, nas unidades afetadas, o painel de instrumentos do veículo pode não funcionar corretamente em razão de uma falha na calibração do módulo de controle.
“A tela do painel de instrumentos poderá apagar com o veículo em movimento ou ao dar partida. Nesse caso, o painel não indicará informações de condução do veículo e avisos de segurança, aumentando o risco de acidente com possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e terceiros”.
Donos de Ford Mustang GT 2024 precisam conferir se carro terá que fazer recall (Imagem: Divulgação/Ford)
O tempo necessário para o reparo é de cerca de 60 minutos, mas, antes de comparecer a uma concessionária para realizar o serviço, a Ford recomenda que o proprietário faça uma consulta online, por meio do FordPass, ou pelo telefone 0800 703 3673.
Qual o motivo do recall da Ford Ranger?
No caso das caminhonetes Ranger que se encaixem nas numerações de chassi que podem necessitar de recall, o problema pode ser ainda mais grave, pois envolve o suporte superior da suspensão dianteira esquerda.
A montadora alertou que, devido a uma falha de produção de alguns dos veículos envolvidos, o suporte superior da suspensão dianteira esquerda poderá romper. Por isso, a orientação é procurar uma concessionária assim que possível.
“O rompimento do componente causará ruído e diminuição gradual da função da suspensão, podendo levar à perda do controle do veículo e aumentar o risco de acidente com possíveis danos físicos e, em casos extremos, riscos fatais aos ocupantes do veículo e a terceiros”.
Problema na Ford Ranger é ligado à suspensão e pode causar acidentes (Imagem: Divulgação/Ford)
A marca informa que os reparos, se necessários, serão feitos de forma gratuita, tanto para proprietários do Ford Mustang quanto para os donos das caminhonetes. No caso da Ranger, porém, há um adendo que pode “condenar” o carro. Segundo a Ford, após a inspeção, se for constatada alguma falha na fixação do componente, as opções, dependendo do caso, são substituição da peça ou “restituição do valor pago pelo veículo”.
Leia também:
Presidente da Ford descarta fazer apenas elétricos e vê Ranger no topo Fábrica argentina da Ford é referência mundial em IA e machine learning Como a Fórmula 1 pode influenciar os carros de GM, Audi e Ford?
VÍDEO: Testamos o Honda Civic híbrido! O melhor Civic de todos os tempos?
Leia a matéria no Canaltech.