EconomyFeaturedNewsPCTop Stories

Flyby11 é um novo app estilo Rufus para instalar Windows 11 24H2 em PCs sem TPM 2.0

Um novo app para burlar os requisitos do sistema na instalação do Windows 11 está chamando a atenção na internet nos últimos dias. De maneira semelhante ao Rufus, o Flyby 11 permite que a versão mais recente do sistema, o Windows 11 24H2, possa ser instalado em basicamente qualquer PC, inclusive aqueles sem TPM 2.0.

Como se sabe, sistemas mais antigos não contam com TPM 2.0, recurso obrigatório para instalação do Windows 11. Desse modo, desde que a Microsoft começou a disponibilizar o upgrade, têm aparecido diversas maneiras de burlar a exigência para conseguir o novo sistema operacional sem investir em novo hardware.

Fonte: Microsoft

O Flyby11 é um app novo e está em sua primeira versão. Seu criador, conhecido como Belim, explica que ele usa o truque da cópia para servidores do Windows para “enganar” o sistema e fazer a instalação:

“O Flyby11 aproveita um recurso do processo de instalação do Windows 11 que usa uma variante do Windows para Servidores. Essa variante, diferente do setup do Windows 11, pula a maior parte das verificações de compatibilidade de hardware, permitindo que ele rode em sistemas não suportados.”

Fonte: Neowin

O pessoal do Neowin, no entanto, ressalta que o sistema não vai funcionar em computadores realmente antigos de qualquer forma. A versão mais atual do Windows é bloqueada em processadores sem POPCNT, por exemplo, e o sistema não vai dar boot depois da instalação.

Truque do Windows 11 para servidores pode ter os dias contados

A Microsoft pode estar se preparando para impedir o método usado pelo Flyby11 na instalação do Windows 11 em PCs não oficialmente suportados.

Notícias relacionadas:

Truque para instalar Windows 11 em PCs antigos pode ser bloqueado

Novos drivers da Nvidia estão dando tela azul em PCs com CPUs antigas

Windows 11 24H2: Criando instalador USB com ISO oficial

A companhia não falou diretamente sobre o assunto, mas uma build recente do programa Insider Preview revela possíveis planos para bloquear o truque. Ainda em agosto deste ano, o pessoal que usa a versão de testes do Windows recebeu um update que não pulava mais a verificação de compatibilidade do TPM 2.0 no caso da versão para servidores do sistema.

Nem todo update do Insider Preview ganha uma versão mainstream, então vamos ter que esperar e ver até quando o Flyby11 vai funcionar.

Facebook Comments Box