Fluxo de pedestres em grandes cidades pode ser melhorado com… matemática
Em ruas ou calçadas, praças ou saguões de aeroportos, as pessoas podem transitar organizadamente ou formar pequeno caos. Pesquisadores do MIT, liderados por Karol Bacik, estudaram esse fluxo de pedestres e desenvolveram abordagem matemática para prever quando esse fluxo se torna desordenado.
Eles identificaram um parâmetro, chamado “dispersão angular“, que mede a variação nas direções dos pedestres. O estudo foi publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences.
Quando essa dispersão ultrapassa 13 graus, o fluxo tende a se tornar desorganizado, dificultando a movimentação eficiente e aumentando o risco de colisões.
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Detalhes do estudo sobre o fluxo de pedestres
- O estudo foi baseado em equações de fluxo de fluidos, geralmente usadas para descrever o movimento de moléculas, e foi aplicado ao comportamento dos pedestres;
- A equipe realizou experimentos controlados, em que pedestres foram instruídos a caminhar em faixa simulada sem colidir com os outros e os movimentos foram monitorados com câmera aérea;
- Quando os participantes caminhavam em linha reta, o fluxo se manteve organizado e eficiente, mas, à medida que as pessoas desviavam em ângulos maiores, o tráfego se tornava mais desordenado.
Essas descobertas podem ser úteis no design de espaços públicos, ajudando a criar ambientes mais seguros e eficientes. O estudo sugere que, para promover o fluxo ordenado, é importante que as pessoas andem em direções opostas e com pouca variação em seus caminhos.
Com essa nova teoria, os pesquisadores esperam aplicar suas previsões em situações do mundo real, como praças e aeroportos, para melhorar a mobilidade em locais movimentados.
Além disso, a pesquisa destaca a importância de entender como os pedestres interagem em diferentes contextos e oferece insights valiosos para os profissionais que projetam espaços urbanos, visando otimizar o fluxo de pessoas e evitar congestionamentos e desordem.

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