EconomyNewsTop Stories

Fiat lança Pulse e Fastback híbridos para “democratizar eletrificação”

A Fiat apresentou oficialmente nesta quarta-feira (6), em evento realizado em Campinas, no interior de São Paulo, seus dois primeiros carros híbridos para o mercado brasileiro: o Pulse e o Fastback.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Fiat Grande Panda, o “novo Uno”, é flagrado no Brasil e pode chegar em breve Nova lei de trânsito quer cassar CNH de “motoristas irresponsáveis”

Velhos conhecidos do consumidor local, já que há anos vêm conquistando fãs em suas versões tradicionais ou esportivas (as que ostentam o selo da Abarth), os SUVs, agora, darão início à uma nova fase dentro da montadora italiana pertencente ao Grupo Stellantis: a era eletrificada, batizada como Fiat Hybrid.

“É o momento de uma viagem nova, o começo de um caminho. O Bio-Hybrid é sustentável, acessível e que considera a realidade do Brasil”, sintetizou Emanuele Capellano, presidente da Stellantis América do Sul.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

As novas versões do Fiat Pulse e Fastback chegam para ocupar uma posição intermediária na gama e substituir as tradicionais Impetus e Audace. A ideia, segundo os executivos, é que os primeiros modelos Hybrid da Fiat abocanhem uma fatia de 40 a 50% do mix de venda da família.

Pulse e Fastback abrem era da Fiat Hybrid no Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Fastback e Pulse terão nível básico de eletrificação

O sistema híbrido presente nos novos Pulse e Fastback é o Bio-Hybrid DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias). Ele une o já conhecido 1.0 Turbo Flex, de 130 cv e 20,4 kgf/m, a um motor elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. O câmbio segue sendo o CVT de 7 velocidades, mas o conjunto, com a eletrificação, ganhou maior eficiência energética, performance e, claro, custo-benefício.

Assim, os dois SUVs da Fiat serão os chamados MHEVs (micro-híbridos ou híbridos leves). Segundo os executivos, o sistema Fiat Hybrid é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido (de 68Ah) e de íon de lítio (de 11Ah), ambas de 12V, que levam energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3 kW, garantindo melhor performance e redução de consumo de combustível.

Essa “ajudinha” do sistema eletrificado, segundo os executivos da Fiat, deram ao Fastback uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e de 10,7% no Pulse, tanto na gasolina, quanto no etanol. Além disso, o sistema reduz sensivelmente as emissões de gases poluentes, deixando assim tanto o Pulse quanto o Fastback aptos para encarar as próximas fases do Proconve L8, previstas para 2025, 2027 e 2029.

Novo sistema Fiat Hybrid promete deixar o Pulse e o Fastback mais econômicos (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O sistema funciona por meio de quatro modos de operação: e-Start&Stop, e-Assist, Alternador Inteligente e e-Regen. O ciclo sequencial formado pelos modos de operação é exibido em tempo real no novo cluster digital de 7 polegadas (na versão Impetus) e de 3,5 polegadas da Audace. Isso faz com que o motorista consiga gerenciar, de forma lúdica, a eficiência do veículo.

Quanto vão custar os SUVs híbridos da Fiat?

A Fiat confirmou que as vendas dos novos Pulse e Fastback híbridos terão início ainda na primeira quinzena de novembro, com os carros disponíveis nas lojas de todo o Brasil. 

Novo Fiat Fastback Hybrid chega R$ 2 mil mais caro que o SUV a combustão (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Para manter o mix de vendas das versões atuais no line-up, o Pulse quanto o Fastback eletrificados terão preços atraentes, já que a proposta de ambos é popularizar os carros híbridos para uma maior parcela de consumidores.

Desta forma, a marcca italiana da Stellantis preparou o portfólio híbrido com valores que diferem em apenas R$ 2 mil das versões equivalentes a combustão. Confira os preços.

Fiat Pulse Audace T200 Hybrid AT: R$ 125.990,00
Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid AT: R$ 140.990,00
Fiat Fastback Audace T200 Hybrid AT: R$ 151.990,00
Fiat Fasback Impetus T200 Hybrid AT: R$ 161.990,00 Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech) Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/Canaltech)

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box