DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Famoso cientista de computação desapareceu misteriosamente – e a culpa pode ser do FBI

O Federal Bureau of Investigation (FBI), agência de segurança e inteligência dos Estados Unidos, invadiu a casa do prestigiado cientista da computação Xiaofeng Wang há algumas semanas, segundo relatos de vizinhos. Desde então, ele teve seu perfil e informações de contato removidos do site da Universidade de Indiana, onde trabalha, e está desaparecido, junto da esposa.

Colegas de trabalho relataram à imprensa internacional a preocupação com Wang desde a operação conduzida pelo FBI.

Símbolo de advertência transparecendo em azul
Cientista e esposa estão desaparecidos desde a busca do FBI (Imagem: TippaPatt/Shutterstock)

FBI teria invadido casa de cientista da computação

Xiaofeng Wang já foi professor titular e reitor associado de pesquisa na Luddy School of Informatics, Computing and Engineering (Escola Luddy de Informática, Computação e Engenharia) da Universidade de Indiana, e membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Ele tem mais de 20 anos de carreira e publicou dezenas de artigos acadêmicos sobre criptografia, privacidade e segurança cibernética, muito dos quais foi o líder.

De acordo com o Ars Technica, há algumas semanas, ele simplesmente desapareceu. Sua conta de e-mail, número de contato e perfil no site da Universidade de Indiana foram apagados sem aviso. O perfil da esposa de Wang, Nianli Ma, que é Analista de Sistemas Líder e Programadora na divisão de Tecnologias de Biblioteca da universidade, também sumiu.

Na sexta-feira passada, o site Bloomingtonian revelou que uma pequena frota de carros não identificados parou na frente da residência do casal em Bloomington (em Indiana). Eles eram dirigidos por agentes do governo, que passaram o dia entrando e saindo da casa com caixas.

A estação de TV WTHR relatou que uma segunda residência do casal, em Carmel (também em Indiana), também foi revistada. Vizinhos contaram que os agentes anunciaram “FBI, apareça” em um megafone e que uma mulher apareceu na porta segurando um celular, que foi rapidamente confiscado pelos agentes. Ela foi interrogada na porta antes que eles invadissem e começassem a revistar a casa.

A mulher saiu da casa antes que a imprensa chegasse e voltou mais tarde com um advogado.

Perfil de Xiaofeng Wang não aparece mais na página da universidade (Imagem: Reprodução de tela)

O que aconteceu com o casal?

A imprensa internacional entrou em contato com a Universidade de Indiana e com o FBI. A instituição de ensino não respondeu perguntas sobre o motivo da exclusão dos perfis de Wang e Ma, nem se eles continuavam empregados.

O porta-voz da universidade forneceu informações de contato de um porta-voz do FBI, que retornou o Ars Technica por e-mail. A resposta foi:

O FBI conduziu atividade policial autorizada pelo tribunal em casas em Bloomington e Carmel na sexta-feira. Não temos mais comentários neste momento.

FBI, em resposta por e-mail ao site Ars Technica

Não há processos públicos relacionados ao casal ou qualquer tipo de operação nas residências. A instituição de segurança não respondeu perguntas relacionadas a um possível mandato de busca ou sobre a situação de Wang e Ma.

FBI confirmou busca na casa do pesquisador e esposa (Imagem: Dzelat/Shutterstock)

Leia mais:

Cientista está desaparecido desde então

Durante o final de semana, colegas pesquisadores publicaram nas redes sociais sobre o caso, expressando preocupação:

  • Matthew Green, professor especializado em criptografia na Universidade Johns Hopkins, escreveu que “nada disso é normal” e perguntou se alguém conseguiu entrar em contato com Wang;
  • “Alguém entrou em contato? Ouvi dizer que ele está desaparecido há duas semanas e seus alunos não conseguem contatá-lo. Como isso não é notado há duas semanas???”, escreveu;
  • Matt Blaze, um professor de ciência da computação e direito na Universidade de Georgetown, postou: “É difícil imaginar que razão poderia haver para a universidade limpar seu perfil como se ele nunca tivesse trabalhado lá. E embora haja um processo para remover professores titulares, leva mais de uma tarde para fazê-lo”;

O post Famoso cientista de computação desapareceu misteriosamente – e a culpa pode ser do FBI apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box