Falta transparência em fabricantes de dispositivos inteligentes, diz agência
A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) publicou um estudo que revela que muitos fabricantes de dispositivos inteligentes não informam os consumidores sobre a duração das atualizações de software de seus produtos.
A pesquisa abrangeu 184 dispositivos, incluindo aparelhos auditivos e câmeras de segurança, e constatou que 89% deles não fornecem informações claras sobre por quanto tempo os dispositivos receberão suporte de software, essencial para manter sua funcionalidade.
Dispositivos inteligentes, como os usados para controlar a iluminação ou monitorar a saúde, dependem de atualizações regulares para continuar funcionando corretamente.
Se o fabricante parar de fornecer essas atualizações, o dispositivo pode perder suas funções “inteligentes” e, eventualmente, deixar de operar. A FTC destaca a importância de os consumidores saberem disso antes da compra, para evitar que gastem dinheiro em produtos que podem se tornar obsoletos.
Leia mais:
Comissão Europeia indaga Microsoft sobre riscos de IA generativa
Redes sociais não são confiáveis para regular a si próprias, diz comissão
FTC investiga se o ChatGPT traz danos aos consumidores
Investigação revelou número alto de dispositivos que carecem de informações
Do total de 184 dispositivos analisados, 161 não informavam o tempo de suporte nas páginas de vendas dos fabricantes.
Em uma pesquisa mais aprofundada, a FTC não conseguiu encontrar essas informações para 124 desses produtos.
Diante disso, a agência aconselha os consumidores a investigar a duração das atualizações de software antes de comprar um dispositivo inteligente.
Caso as informações não estejam disponíveis, a FTC sugere entrar em contato diretamente com os fabricantes.
A FTC também alerta que os fabricantes podem estar violando o FTC Act, que exige transparência nas informações fornecidas aos consumidores, e o Magnuson Moss Warranty Act, que obriga que produtos com garantias por escrito ofereçam essas informações antes da compra, caso o preço seja superior a US$ 15.
O post Falta transparência em fabricantes de dispositivos inteligentes, diz agência apareceu primeiro em Olhar Digital.