EconomyFeaturedNewsTop Stories

Falta muito tempo? Astronautas da NASA completam 6 meses “presos” no espaço

A dupla de astronautas da NASA, Barry “Butch” Wilmore e Sunita Williams, está há seis meses “presa” no espaço, após uma viagem repleta de problemas com a nave Starliner, da Boeing. Há motivos para comemorar, já que o retorno acontecerá em fevereiro, mas, antes disso, irão comemorar o natal e a chegada de 2025 “quase” sozinhos.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Por dentro da Crew Dragon, nave que vai resgatar astronautas na ISS Estação Espacial Internacional | O que é e para que serve o laboratório orbital?

Enquanto os astronautas aguardam o voo de retorno que será feito com a Crew Dragon, da SpaceX, Butch e Sunita estão envolvidos no dia a dia da Estação Espacial Internacional (ISS). Eles ajudam no que for preciso para manter as operações e gastar um pouco de tempo.

Vida dos astronautas “presos”

Como os dois astronautas já tinham ido algumas vezes para a ISS, a experiência não é completamente inédita — a exceção é o prolongamento do tempo de retorno, que completou oficialmente seis meses na quinta-feira (5)


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Desta vez, eles estão cooperando com experimentos científicos em andamento, além de aspirar as saídas de ar, regar plantas, dar palestras para quem está na Terra e até arrumar um vaso sanitário danificado. 

“Eu gosto de tudo sobre estar aqui em cima”, comentou a astronauta Sunita, na última quarta (4), durante uma conversa com alunos de um colégio de Massachusetts. A vida no espaço é “superdivertida”, acrescentou.

Astronautas da NASA “presos” no espaço completam 6 meses, enquanto aguardam o resgate oficial (Imagem: NASA/Kim Shiflett)

Entre as curiosidades, ela explicou que não tinha muita fome nos primeiros dias da chegada. Entretanto, está “faminta” e faz três refeições, além de comer uns lanchinhos. Para balancear as calorias diárias e manter o corpo em pleno funcionamento no espaço, ela faz duas horas de exercícios físicos diários

Butch também encara a experiência de estar “preso” com leveza, como se fosse um desvio temporário na rota original. “Estamos apenas em um caminho diferente”, comentou o astronauta, como aponta a Associated Press.

Boeing, NASA e SpaceX 

Vale lembrar o caso dos dois astronautas da NASA “presos” no espaço. A jornada de Butch e Sunita começou no dia 5 de junho deste ano, quando embarcaram na Starliner, da Boeing

A missão deveria durar aproximadamente uma semana, mas uma série de problemas no percurso, como falhas de propulsores e vazamentos de hélio, obrigou uma mudança de calendário. Inclusive, a nave da Boeing voltou sozinha. E a solução de regate escolhida foi aguardar a chegada da Crew Dragon, da SpaceX, o que deve ocorrer em fevereiro. Assim, Butch e Duni poderão finalmente descansar em casa, mesmo que considerem a experiência divertida.

Leia mais:

Vídeo gravado na Estação Espacial mostra a Via Láctea e o nascer do Sol; assista Nosso Sistema Solar pode capturar um planeta? Cientistas dizem que sim Seria o fim? NASA congela missões futuras com a Starliner

VÍDEO: Conheça o balão futurista que pode lançar uma nova onda de viagens pela Terra

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box