Fábricas da TSMC são afetadas após terremoto de magnitude 6.4 em Taiwan
Um terremoto de magnitude 6.4 atingiu o sul de Taiwan hoje, às 12h17, conforme horário de Pequim, causando danos a vários edifícios próximos ao epicentro. Parte da produção da TSMC foi interrompida e funcionários foram evacuados de seus locais de trabalho.
O epicentro estava a cerca de 37,9 quilômetros ao sudeste de Chiayi, aproximadamente 50 quilômetros a leste de Tainan, onde a TSMC possui pelo menos quatro instalações, e cerca de 115 quilômetros ao sul de Taichung, onde possui duas fábricas.
A área montanhosa é pouco povoada, o que limitou os danos a edifícios e resultou em um pequeno número de feridos. Mesmo assim, Tainan experimentou um terremoto de magnitude 5, o que levou a TSMC a interromper a produção e evacuar seus trabalhadores no centro e sul de Taiwan.
Notícias Relacionadas:
TSMC recebe autorização do governo para produzir chips de 2nm nos EUA
TSMC começa linha de produção teste para chips em 2nm [RUMOR]
JASM, a fábrica da TSMC no Japão, começa a operar
Comunicado da TSMC
Créditos: Divulgação.
Em um e-mail à Reuters, a TSMC afirmou: “As inspeções estruturais pós-terremoto foram concluídas em todos os locais, confirmando que as estruturas estão seguras e as operações estão gradualmente sendo retomadas”.
O abastecimento de água, energia e os sistemas de segurança estão funcionando normalmente, e todos os sites da TSMC estão operando normalmente, ainda que inspeções detalhadas e avaliações de impacto estejam em andamento.
Como resultado, não é esperado um impacto na produção global de chips, o que tranquila empresas que dependem da produção da maior fabricante de chips avançados do mundo, que fornece para empresas como Apple e Nvidia.
Vulnerabilidade
Créditos: TSMC.
O ocorrido também destaca a vulnerabilidade da empresa a desastres. Se uma grande catástrofe atingir Taiwan e interromper a produção por várias semanas, poderia ter um efeito dominó na cadeia de suprimentos global de dispositivos eletrônicos, afetando tudo, desde smartphones e laptops até carros e células solares.
Além disso, existe a pressão geopolítica sobre a nação insular, já que a China, seu vizinho muito maior, expressou desejo de controlar a ilha, pela força se necessário.
Para contornar, a TSMC já fez progressos na criação de fábricas avançadas em outros lugares, com a produção da fábrica do Arizona já sendo testada por seus clientes como Apple, AMD e Nvidia para qualidade. A empresa também planeja construir fábricas na Europa.
No entanto, essa expansão contribuirá com apenas cerca de 10% da produção total, significando que ainda haverá um gargalo de produção para o silício mais avançado caso ocorra um desastre significativo em Taiwan.
Não só, a embalagem de chips da TSMC no Arizona ainda ocorre em Taiwan, e levará alguns anos para que instalações capazes de realizar essa função entrem em operação nos EUA.
Fonte: Reuters.