DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Fabricante chinesa Zhaoxin promove suporte para IA da DeepSeek em suas CPUs

A fabricante chinesa de processadores Zhaoxin anunciou que suas CPUs agora contam com suporte para o modelo R1 para IA da DeepSeek. A empresa destaca suporte em todos os seus componentes, mas ressalta que o Khaisheng KH-40000/32 consegue rodar a tecnologia até mesmo sem o auxílio de uma GPU.

A Zhaoxin trabalha com modelos domésticos e profissionais de CPUs. Os processadores KaiXian são voltados para o PC enquanto os Khaisheng atuam em servidores e data centers.

Imagem: Zhaoxin

Segundo a empresa, o KaiXian KX-7000/8 já é capaz de rodar o DeepSeek R1 7B, quando acompanhado de uma GPU chinesa. A Zhaoxin, no entanto, não informou qual placa de vídeo seria essa.

O Tom’s Hardware comenta que provavelmente é a GPU misteriosa que faz grande parte do trabalho nesse cenário. O KX-7000/8 já apareceu superando um Intel Core i5-7500 em multi-core no ano passado, mas fica consideravelmente atrás desse processador de sete anos em testes de single core. Faltam detalhes para saber como ele se comporta especificamente com a IA da DeepSeek.

Fonte: DepositPhotos

Enquanto isso, a Zhaoxin diz que o Khaisheng KH-40000/32 é capaz de rodar o modelo 70B e o modelo 671B sem auxílio de placas de vídeo. Aparentemente a versão 70B funciona sem problemas enquanto o 671B fica um pouco mais “no limite”.

Zhaoxin ajuda a promover modelo da DeepSeek

Apesar de não oferecer detalhes sobre seus cenários de testes, a Zhaoxin garante que todos os seus processadores suportam agora o DeepSeek R1, rodando nativamente os modelos 1.5B, 7B, 14B, 32B, 70B e 671B.

Notícias relacionadas:

CPU Zhaoxin KX-7000 supera Core i5-7500 em multi-thread

Moore Threads diz que suas GPUs têm performance “excelente” rodando IA da DeepSeek

DeepSeek R1: como instalar no PC com CPU e GPU AMD

Mais do que um atestado de eficiência do hardware, a divulgação serve também para promover, mais uma vez, a otimização da IA da DeepSeek. A empresa causou tanto impacto no mercado ao lançar seu modelo R1 não apenas pelo formato open source ou pelas alegações de ter investido tão pouco em seu investimento, mas principalmente pela relativa “leveza” de sua tecnologia.

Fonte: Tom’s Hardware

Facebook Comments Box