Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025
Quando o assunto são missões espaciais, 2025 promete ser um ano bastante agitado. Veja só: ao longo dos próximos meses, a SpaceX vai realizar novos lançamentos com seu foguete Starship, a missão Juno deve chegar ao fim, a China vai tentar coletar amostras de um asteroide e muito mais.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Como a sonda da NASA conseguiu “tocar” o Sol sem derreter? Calendário lunar de 2025: confira as fases da Lua durante o ano
Para garantir que você não vai ficar de fora de nenhum destes eventos, o Canaltech separou algumas missões espaciais que vale a pena acompanhar nos próximos meses.
Confira:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Starship, foguete da SpaceX
O foguete Starship, da SpaceX, continua em desenvolvimento. Por isso, a companhia deve realizar novos testes de voo com seu foguete nos próximos meses, proporcionando um verdadeiro espetáculo para os entusiastas da exploração espacial.
O Starship, da SpaceX, é o maior e mais potente foguete já construído (Imagem: SpaceX)
A empresa de Elon Musk espera realizar mais de 20 lançamentos neste ano com o veículo, considerado o maior e mais poderoso foguete já construído. Se tudo correr bem, a SpaceX pode até tentar alguns procedimentos ousados, como a demonstração da transferência de propelente em órbita.
Nova estação espacial?
Já se sabe que a Estação Espacial Internacional (ISS) está chegando ao fim das suas atividades. Pensando nisso, a startup Vast planeja lançar a Haven-1, que promete se tornar a primeira estação espacial privada. Segundo a empresa, o complexo pode abrigar no máximo quatro pessoas por até 30 dias.
Futuramente, a Haven-1 vai dar lugar à Haven-2, uma estação espacial privada modular ainda maior.
Fim da missão Juno
A missão Juno, da NASA, foi lançada em 2011 rumo a Júpiter e suas luas. A sonda orbita o gigante gasoso desde 2016, mas está se aproximando do fim da sua missão estendida iniciada em 2021. Naquele ano, a agência espacial havia anunciado que a Juno continuaria ativa até setembro de 2025 ou enquanto continuar em bom estado.
Júpiter observado pela sonda Juno (Imagem: NASA / JPL / SwRI / MSSS / Gerald Eichstädt)
Assim, a sonda deve chegar ao fim das suas atividades em setembro com um belo mergulho na atmosfera de Júpiter. O procedimento é parecido com aquele realizado pela missão Cassini, que mergulhou na atmosfera de Saturno em 2017.
China vai (tentar) coletar amostras de asteroide
Pela primeira vez, a China vai tentar coletar amostras de um asteroide. Para isso, o país planeja lançar por volta de maio sua missão Tianwen-2 com um foguete Long March 3B com destino ao asteroide Kamo’oalewa. O objetivo? Coletar amostras desta rocha espacial para descobrir mais sobre sua origem.
Os cientistas suspeitam que o asteroide tenha vindo da nossa Lua (Imagem: Addy Graham/University of Arizona)
Para isso, a Tianwen-2 vai contar com tecnologias de pouso e coletas de amostra de diferentes tipos. Depois, em 2026, ela vai liberar uma cápsula de retorno rumo à Terra, enquanto segue viagem para investigar um cometa do Cinturão de Asteroides.
Bônus: o “resgate” dos astronautas na Estação Espacial Internacional
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estão na ISS desde junho do ano passado. Eles viajaram ao laboratório orbital com a nave Starliner, da Boeing, e deveriam ter passado apenas oito dias em órbita. Entretanto, o veículo apresentou vários problemas, e no fim a NASA decidiu que o mais seguro para a dupla seria ficar lá por mais algum tempo para retornar à Terra em outra espaçonave.
Astronautas Butch Wilmore e Suni Williams na ISS (Imagem: NASA/Domínio Público)
Por isso, eles precisam aguardar até março para voltar ao nosso planeta com a tripulação da missão Crew-9, que vai à ISS a bordo de uma espaçonave Crew Dragon, da SpaceX.
Leia também:
Céu de 2025: eventos astronômicos incluem eclipse, chuva de meteoros e mais
Como o Sol “pega fogo” se não tem oxigênio no espaço?
Vídeo: Curiosidades da Lua
Leia a matéria no Canaltech.