DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Executivo da TSMC diz que construção das fábricas nos EUA vai ficar mais rápida

A TSMC está confiante de que a construção de suas próximas fábricas nos EUA não vai demorar tanto quanto o primeiro módulo de sua Fab 21, no Arizona. Representantes da empresa conversaram com a mídia japonesa Nikkei e afirmaram que aprenderam com a experiência da Fab 21 como acelerar a implementação de suas instalações, e devem começar a levantar o terceiro módulo da fábrica ainda neste ano.

Foram necessários quase cinco anos para construir a Fab 21, contra a média de dois anos para fazer uma instalação semelhante na terra natal da TSMC, Taiwan. Custos elevados, dificuldades com mão-de-obra e diferenças na cultura de trabalho entre executivos de um país e trabalhadores de outro estão entre os motivos que “atrasaram” a construção. Mas a TSMC encara tudo como aprendizado.

TSMC
TSMC/Reprodução

“Depois de uma curva de aprendizado dolorosa, nós finalmente conectamos a maior parte dos pontos e sabemos com quais empreiteiras de construção podemos trabalhar para fazer novas plantas”, declarou um dos executivos da TSMC para a Nikkei.

No momento, a TSMC ainda está terminando a instalação de equipamentos no primeiro módulo da Fab 21, e deve passar para o módulo 2 em breve. Se a empresa de fato começar a construção do módulo 3 neste ano, vai ser uma antecipação de seu roadmap.

Acelerar construção das fábricas não depende só da TSMC

Vale ressaltar que não é apenas o “know-how” da TSMC que determina quanto tempo leva para a empresa construir uma nova fábrica – especialmente quando falamos de instalações para chips avançados, como no processo de 2nm.

Notícias relacionadas:

A TSMC ainda depende de fornecedoras de equipamentos, como a ASML que ainda é a única no mundo com o maquinário EUV usado na fabricação dos transistores mais modernos. Segundo o Tom’s Hardware, a ASML tem um backlog imenso no momento, somando bilhões de dólares em equipamentos que ainda precisa enviar. Assim, não adianta acelerar a construção do espaço se empresas parceiras não conseguirem acompanhar o ritmo para fornecer as máquinas.

Facebook Comments Box