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Ex-dev da Bethesda comenta sobre dificuldades de Skyrim no PS3

Um dos maiores jogos da sétima geração foi, sem dúvidas, The Elder Scrolls V: Skyrim. Apesar de ser lembrado com muito carinho e ser um game especial para diversas pessoas, eram outros tempos: talvez você não se lembre, mas ele passava longe de ser um título bem-feito no quesito técnico, especialmente a versão de PS3.

Hoje em dia sabemos das dificuldades de se programar para o PS3, mas, 13 anos depois, Bruce Nesmith (um ex-designer da Bethesda) explicou um pouco mais ao site Videogamer sobre a dificuldade da equipe em fazer o game rodar no console da Sony. Venha ver!

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Foi difícil portar Skyrim para a arquitetura do PS3, diz ex-dev

Assim como muitos outros jogos, Skyrim começou a ser produzido no Xbox 360 e depois foi adaptado para o PS3. O problema? O sistema de gerenciamento de memória dos consoles era bem diferente, além do chip CELL do console do PS3 requerer muito mais trabalho para programação.

Imagem: Steam

De acordo com Bruce Nesmith, as arquiteturas eram simplesmente diferentes. Enquanto o Xbox 360 permitia que os próprios desenvolvedores optassem pela quantidade de memória dedicada aos gráficos e lógica do jogo (em um bloco único de memória), o PS3 tinha uma limitação de 50% para cada, sem poder distribuir de uma maneira ideal.

O PS3 tinha uma diferença em arquitetura de memória em relação ao Xbox 360. Então ele tinha essa bifurcação de memória em que você tinha 50% para a lógica do jogo e 50% para gráficos. E esse foi um limite difícil, você não podia quebrar isso. Enquanto isso, o 360 tinha um único bloco de memória e cabia a você como queria dividir”

Vimos recentemente um problema similar com Red Dead Redemption, com Obbe Vermeij, ex-dev da Rockstar North, comentando sobre o processo do jogo ir para o PS3. Pelo jeito, esse foi uma situação comum para muitos títulos de alto calibre da sétima geração e Skyrim também sofreu.

Era uma luta real e era muito mais suave no 360 do que era no PS3. Eu lembro a quantidade enorme de esforço que nossos programadores colocaram apenas para fazer funcionar no PS3. Foi um esforço hercúleo e tiro o chapéu para todos na equipe que fizeram esse trabalho, porque aquelas foram horas difíceis e ingratas para fazer acontecer”

Imagem: Steam

Mesmo com todo o esforço, Skyrim de PS3 tinha sérios problemas de carregamento de texturas, performance bem abaixo da versão do 360, pop-in agressivo, problemas de desempenho que ficavam graves conforme o tamanho do save aumentava, mais bugs e por aí vai. Os defeitos técnicos foram corrigidos e aprimorados, mas, até mesmo para o ex-designer da Bethesda, a versão de 360 era a superior.

E aí, você sabia dessa curiosidade? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte: Videogamer

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