Ex-Chefão da Blizzard diz que Oblivion Remastered não tem chance contra novos jogos
O ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, reacendeu o debate sobre remasterizações ao comentar o lançamento de The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered. De acordo com ele, jogos antigos remodelados dificilmente conseguem competir com os RPGs modernos que redefiniram o gênero nos últimos anos.
“Sou cético em relação a remasters de jogos com 20 anos”, escreveu Ybarra em sua conta no X (antigo Twitter). “O que um dia foi fantástico, agora remasterizado, nunca vai se sustentar diante de obras-primas modernas como Elden Ring. O patamar simplesmente mudou: saímos dos RPGs de mundo aberto seguros para o que Elden Ring nos trouxe”, disse.
Após semanas de rumores e vazamentos sobre a possível remasterização, Oblivion Remastered finalmente foi lançado e já está disponível para PC, consoles e no Game Pass. Mesmo com a recepção calorosa e a movimentação positiva da comunidade, Ybarra não acredita que o título terá força frente aos sucessos contemporâneos.
Recepção de Oblivion Remastered desafia críticas de Ybarra
Poucas horas após o lançamento, Oblivion Remastered ultrapassou a marca de 120 mil jogadores simultâneos na Steam. O título rapidamente escalou os rankings da plataforma da Valve e se consolidou como um dos maiores lançamentos do mês. Além disso, nesta quinta-feira (24), o jogo também entrou no catálogo do GeForce Now.
Ybarra ainda questionou se a nostalgia é suficiente para sustentar o sucesso de jogos antigos. De acordo com ele, a quantidade de remasterizações nos últimos anos reduziu o impacto emocional dessas experiências, o que pode afastar parte do público interessado em novidades.

“Eu entendo, mas acho que já tivemos tantos ‘remasters’ que a nostalgia está ficando limitada. Posso estar errado. Mas acredito que a comunidade gamer quer algo novo e inédito mais do que nunca”, disse o ex-chefão da Blizzard.
A opinião, entretanto, parece não ser geral. Isso porque na Steam, Oblivion Remastered já ultrapassou as 15 mil análises, com 80,68% delas sendo positivas. A avaliação geral é “Muito positivas”, indicando que, apesar das críticas pontuais sobre desempenho, o jogo ainda agrada a maioria dos jogadores.
Fonte: Gamerant