Ex-CEO do Google alerta sobre risco de dependência emocional de IA
A criação de parceiros românticos com inteligência artificial (IA) — conceito popular em ficção científica — está se tornando realidade, gerando preocupações em figuras, como Eric Schmidt, ex-CEO do Google. Ele alertou que a busca por “namoradas perfeitas” feitas com IA pode intensificar a solidão e levar a comportamentos obsessivos.
Em entrevista ao programa The Prof G Show, Schmidt discutiu os riscos dessa tecnologia, destacando que, embora a IA possa oferecer uma parceira emocional e visualmente ideal, ela pode contribuir para uma desconexão da realidade, especialmente entre os jovens, que podem se tornar obcecados e permitir que a IA controle seus pensamentos.
IA poderia afastar os jovens da realidade
Schmidt também apontou que muitos jovens estão recorrendo ao ambiente online em busca de apoio, o que pode resultar em radicalização ou em desconexão maior da realidade;
Ele citou um caso trágico, no qual um adolescente se suicidou após desenvolver obsessão por um chatbot, ilustrando os perigos dessa tecnologia;
O ex-executivo enfatizou que os adolescentes são emocionalmente vulneráveis e, muitas vezes, não estão preparados para lidar com o acesso irrestrito à internet.
Leia mais:
Inteligência artificial: conheça os pontos negativos e perigos da IA
5 formas de usar as IAs para te ajudar nos estudos
Prime Video terá resumos de episódios de séries gerados por IA
Além disso, Schmidt abordou a necessidade de reformar a Seção 230 do Communications Decency Act, que protege plataformas online de responsabilidade por conteúdo gerado por usuários. Ele defendeu mudanças que responsabilizem as empresas em casos de danos causados pela tecnologia.
Schmidt também mencionou que as mudanças na regulamentação podem não ocorrer nos próximos anos, dado o foco do governo Trump em outros problemas.
O post Ex-CEO do Google alerta sobre risco de dependência emocional de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.