EconomyFeaturedNewsTop Stories

EUA autorizam devolução de tesouro nacional brasileiro

Quase 20 anos depois, o Brasil está próximo de receber de volta uma esmeralda extraída e comercializada ilegalmente para os EUA. O governo norte-americano formalizou a repatriação da pedra preciosa após pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Ainda não foi informada uma previsão de data para a chegada do material ao território brasileiro. Segundo a Advocacia-Geral da União, a esmeralda ficará exposta no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Esmeralda é avaliada em 6 bilhões de reais

Chamada de Esmeralda Bahia, a pedra foi encontrada em 2001 em Pindobaçu, no norte da Bahia, e pesa aproximadamente 380 quilos. O objeto ainda é considerado um tesouro nacional e tem um valor estimado em um bilhão de dólares, mais de R$6 bilhões na cotação atual.

Ao longo dos anos, surgiram várias lendas sobre a pedra. Uma delas diz que ela é amaldiçoada, enquanto outra conta que os contrabandistas foram mortos por animais selvagens nas florestas brasileiras.

Justiça determinou devolução da pedra preciosa (Imagem: shutterstock/Gorodenkoff)

A versão mais aceita, no entanto, é que, depois de ser retirada de Serra da Carnaíba, a esmeralda foi levada para São Paulo e transferida para Nova Orleans, nos EUA, onde ficou guardada em um depósito até 2005, quando o local foi inundado pelo furacão Catrina.

A peça foi recuperada por mergulhadores locais. Em 2008, depois de ser roubada, foi recuperada em Las Vegas pela polícia de Los Angeles, que desde então, está com o objeto sob custódia.

Leia mais

Brasil recupera tesouro de 380 kg que estava nos EUA

Pedra usada para segurar porta vale milhões de dólares

Pedra preciosa encontrada na Bahia é leiloada por valor milionário; saiba quanto

Esmeralda estava sob custódia da polícia dos EUA (Imagem: divulgação/Los Angeles County)

Pedra foi levada para os EUA de forma ilegal

Segundo as autoridades, a pedra preciosa foi levada do Brasil sem autorização ou permissão.

Posteriormente, por meio de documentos falsos, foi enviada aos EUA em 2005.

Apenas em 2017 uma decisão na Justiça Federal em Campinas, no estado de São Paulo, condenou dois acusados de enviar ilegalmente a esmeralda aos EUA.

Esta mesma ação penal declarou que quem estivesse em posse da pedra deveria devolvê-la ao Brasil.

A decisão pela repatriação atende a um pedido feito também pelo Departamento de Justiça dos EUA, que, em maio de 2022, acolheu decisão da justiça brasileira determinando a devolução da pedra.

O post EUA autorizam devolução de tesouro nacional brasileiro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box