DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Estudo da HP mostra forte presença de hackers nos games

A HP divulgou em seu relatório “Threat Insights Report” como os hackers estão cometendo crimes cibernéticos através da internet e dos games. A companhia revela que os cibercriminosos estão utilizando kits de malware ao lado da inteligência artificial generativa para obter dados sensíveis das suas vítimas.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Pesquisadores descobrem falhas gravíssimas em chips da Apple Falha grave de segurança afeta todas as CPUs AMD Ryzen desde 2017

Segundo as informações, os principais alvos são os usuários de mods. Os criminosos comprometem ferramentas de cheat e repositórios de modificações na plataforma GitHub com arquivos executáveis que contêm o malware Lumma Stealer. Ele é um “infostealer” que extrai senhas, carteiras digitais e informações presentes nos navegadores. 

Levando em consideração que muitos usuários desativam as ferramentas de segurança para baixar e executar os mods, a HP nota que os hackers se aproveitam deste cenário de risco nos games para capturar informações de suas vítimas.   


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A análise da HP em segurança contra hackers

A HP afirma que o estudo foi realizado em base dos milhões de dispositivos que rodam o HP Wolf Security, com o intuito de identificar e trazer à sociedade como são as novas técnicas que os cibercriminosos têm utilizado para escapar da detecção e violar os computadores.

Assim como os ataques de hackers nos games, também foi revelado que muitos têm disseminado os malware VIP Keylogger e Obj3ctivityStealer através da internet. Eles escondem códigos maliciosos em imagens alocadas em sites de armazenamento de arquivos como o “archive.org”, permitindo que enganem o sistema para aplicar os golpes.

Segundo as informações da HP, inicialmente, os arquivos de imagem parecem inofensivos quando baixados de sites estabelecidos, mas é desta forma que os hackers contornam os proxies de internet e contornam os meios de detecção básicos. 

Foi também encontrado indícios do cavalo de Troia de acesso remoto (RAT) XWorm ter sido escrito com a ajuda da inteligência artificial generativa (com descrição em cada linha e o design da página HTML). Através da página web, um código malicioso é baixado e roda o malware através do seu PC. Isso indica uma nova tendência dos hackers, que utilizam a GenAI para novas formas de cometer crimes digitais. 

A HP analisou os problemas de segurança recentes, com uso da IA (Imagem: Pixabay/Pete Linforth)

HP reforça uso de softwares de segurança

Para a HP, os usuários têm de utilizar softwares de segurança, como o HP Wolf Security. Informações apresentadas em seu relatório apontam que o aplicativo permitiu que usuários clicassem em 65 bilhões de anexos de e-mail, páginas de internet e pudessem baixar arquivos sem violações registradas. 

O chefe global de Segurança para Sistemas Pessoais da HP, Dr. Ian Pratt, reforça que a utilização de sistemas de segurança pode se tornar a maior defesa que seu PC terá contra ataques de hackers – seja nos games ou em outras frentes.

“Os criminosos cibernéticos estão aumentando rapidamente a variedade, o volume e a velocidade de seus ataques. Se um documento de Excel malicioso é bloqueado, um arquivo do próximo ataque pode escapar da proteção. Ao invés de tentar detectar métodos de infecção que mudam tão rápido, as organizações devem se focar em reduzir sua superfície de ataque”, afirma Pratt.

Leia outras matérias do Canaltech:

Electronic Arts investiga problemas em The Sims e The Sims 2 Problema de driver está inutilizando GPUs GeForce RTX 5090 Microsoft não recomenda mais burlar TPM 2.0 para instalar Windows 11

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box