Esse inseto pode estar escondido no seu arroz
Os carunchos são insetos pequenos e traiçoeiros que se escondem em pacotes de arroz e outros grãos em sua fase larval. Caso alguém coma um deles sem querer, não há problema, eles não fazem mal a saúde. Porém, evitar uma infestação desses pequeninos é um grande motivo para se lavar o arroz antes do consumo.
Esses insetos fãs de carboidrato têm um focinho em forma de canudo que usam para roer a casca dura dos grãos de arroz. Após se alimentarem, as fêmeas da espécie abrem buracos nos grãos e botam seus ovos dentro deles, sendo esse o início da jornada do caruncho pelas etapas até o mercado.
A produção de arroz em larga escala passa por processos de limpeza, como a fumigação, para manter o estoque livre de pragas. Porém, esses métodos não são 100% efetivos e a surpresa pode chegar às mãos do consumidor.

Os carunchos adultos são pequenos pontos escuros que contrastam com o branco do arroz, podendo ser percebidos pelos produtores. Mas, as larvas são mais traiçoeiras, elas ficam dentro dos grãos e viajam sem que sejam percebidas,
Nessa fase, os insetos se alimentam do interior do arroz até ele se tornar uma casca vazia. Quando se tornam adultos, cavam para fora e começam a reproduzir, pondo agora seus próprios ovos. A etapa de amadurecimento dura de 30 a 40 dias e, se ficarem com saco de grãos, podem resultar em uma infestação dentro de alguns meses.
Segundo o programa Deep Look, pesquisas tentaram usar microfones de alta sensibilidade para encontrar carunchos em fase larval em depósitos a partir do som emitido por eles. O projeto está em desenvolvimento e ainda são necessárias mais pesquisas até que a técnica seja aplicada.
Então, como evitar os carunchos?
Um estudo da Universidade de Njala, em Serra Leoa, demonstrou que o arroz cru moído continha o maior número de carunchos. Essa quantidade caiu em amostras mais tratadas, como as importadas e paraboilizadas. Essas ultimas passaram por um processo de pré-cozimento em que o grão é mergulhado em água quente, vaporizado e secado.
A qualidade das etapas pré-armazenamento influenciam na possibilidade de uma infestação nos grãos. Os pesquisadores constataram que a esterilização por calor pode ser um método eficaz para minimizar as chances de carunchos no arroz.

Leia mais:
- Os 5 insetos mais venenosos do mundo
- Quais são os maiores insetos do mundo?
- Inseto “feiticeiro”: formiga ultra-preta da Caatinga intriga a ciência
“Esses resultados levam à conclusão de que a natureza dos produtos de grãos de arroz e o tratamento pré-armazenamento influenciam o grau de infestação do caruncho durante o armazenamento e que a esterilização por calor pode ser uma opção útil no manejo do caruncho em grãos armazenados”, escrevem os cientistas.
Comer alguns deles não faz mal. O verdadeiro risco é deixar os alimentos guardados em um local inapropriado por muito tempo. Se isso acontecer, os carunchos podem comer tudo e migrar para outros grãos na dispensa.
Para evitar o problema, é melhor manter o arroz dentro de um recipiente fechado em lugar fresco e seco. Assim, esses pequenos insetos não causarão mal.
O post Esse inseto pode estar escondido no seu arroz apareceu primeiro em Olhar Digital.