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Essa moto da Honda tem airbag — mas, também, um preço alto

O acionamento do sistema de airbags após uma colisão pode ser a diferença entre a vida e a morte. Atualmente, todos os carros possuem este mecanismo de segurança. Mas será que ele também está presente nas motos?

Custo representa desafio para popularização dos airbags

A resposta para a pergunta feita acima é sim.

No entanto, apenas Honda apostou nos airbags de motos até agora.

O sistema foi lançado em 2006 com o modelo GL 1800 Gold Wing.

A atual geração da motocicleta ainda carrega a tecnologia, mas é raro encontrar uma delas pelas ruas em função do alto preço.

A motocicleta custa a partir de R$ 304 mil e apenas 33 unidades foram comercializadas de janeiro a setembro de 2024 no Brasil.

Em função disso, a popularização do airbag em motos ainda é algo muito distante.

As informações são do G1.

Airbag foi lançado em 2006 com o modelo GL 1800 Gold Wing (Imagem: divulgação/Honda)

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Sistema foi desenvolvido após estudos

Segundo a Honda, o airbag foi instalado para proteger os motociclistas em caso de batidas frontais. Estudos apontam que este tipo de acidente é o mais frequente, sendo registrado em 68% dos casos.

Pelo fato de motociclistas não utilizarem cinto de segurança, foi preciso desenvolver uma bolsa muito maior do que a usada em carros. Em um impacto, é comum o motociclista ser arremessado do veículo, o que levou a montadora a projetar uma bolsa inflável de formato diferente e com cintas para manter o airbag no local ideal.

Uma alternativa mais barata é a jaqueta equipada com airbags. No motociclismo profissional, como na MotoGP, há obrigatoriedade para que todos os pilotos tenham macacões com airbags. As jaquetas infláveis possuem um airbag no meio de suas costuras, como a da Armor Airbag da Texx, que tem preço médio de R$ 2.600.

Sistema foi adaptado para uso em motos (Imagem: divulgação/Honda)

Para acionar o airbag, um cabo da jaqueta fica preso à moto. O motociclista precisa sempre lembrar de prender essa peça da jaqueta a algum ponto fixo da motocicleta para que o equipamento funcione corretamente.

Em uma colisão, quando o motociclista é arremessado para longe da moto, esse cabo estica e ativa um cilindro de CO2 que fica acoplado à jaqueta para inflar a bolsa. É um acionamento puramente mecânico. Após usá-lo, basta reposicionar o airbag novamente no local de armazenado na jaqueta e substituir o cilindro, que tem preço médio de R$ 300.

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