EconomyFeaturedNewsTop Stories

Especificações técnicas do HDMI 2.2 serão reveladas na CES 2025

A CES 2025, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, promete trazer inúmeras novidades para os entusiastas de inovação a partir da segunda semana de janeiro. E um dos destaques já confirmados é a revelação das especificações técnicas do HDMI 2.2.

A nova atualização chega novamente com a necessidade de mover o padrão de conectividade adiante para a geração futura de dispositivos eletrônicos. A apresentação do novo padrão ocorrerá no segundo dia da feira para a imprensa, 6 de janeiro, e terá duração de 30 minutos.

O que esperar do HDMI 2.2?

De acordo com um comunicado oficial, o HDMI 2.2 trará avanços significativos em largura de banda, permitindo suporte a resoluções ainda mais altas e taxas de atualização mais elevadas.

As melhorias serão viabilizadas por um novo cabo HDMI, desenvolvido para atender às demandas de tecnologias modernas, como jogos em 8K e vídeos em alta definição.

Comparado ao HDMI 2.1, lançado em 2017, que já suporta resoluções de até 10.240 x 4.320 pixels a 120 Hz e transmissão de até 48 Gbps, o novo padrão deve superar em muito todas essas especificações — provavelmente o dobro no mínimo.

Relevância para o mercado de monitores

O avanço será vital para consumidores e fabricantes, principalmente em um momento em que monitores e televisores de alta performance se tornam cada vez mais populares.

O HDMI 2.2 também deve impulsionar o mercado de monitores premium, com suporte a melhor qualidade de imagem e menor latência, características essenciais para gamers e profissionais de design.

Vale lembrar que a AMD, que recentemente corrigiu um bug relacionado ao HDMI 2.1 após anos de pesquisa, também estará na CES 2025 com novidades que podem ampliar ainda mais o uso das tecnologias HDMI em diferentes dispositivos.

Convergência entre inovação e adaptação

O impacto do HDMI no mercado é de longe um marco tecnológico Um exemplo recente de adaptação é o Atari 7800 Plus, que foi relançado com uma saída HDMI para permitir sua conexão com equipamentos modernos.

O movimento mostra a relevância do padrão HDMI, que se tornou indispensável mesmo para dispositivos originalmente concebidos em eras tecnológicas muito diferentes.

Por outro lado, há exemplos atuais que ultrapassam o uso tradicional de cabos HDMI. Uma das inovações mais recentes no mercado de monitores é o monitor portátil 4K OLED com conectividade sem fio, que elimina a necessidade de cabos para transmissão de áudio e vídeo.

Será que o padrão ainda vai se perpetuar por muitos anos e até mesmo décadas? Saberemos mais sobre seu futuro em breve.

Fonte: CES

Facebook Comments Box