DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Erupção solar canibal gera forte tempestade geomagnética e auroras deslumbrantes

Nos últimos dias 12 (sábado) e 13 (domingo), uma ejeção de massa coronal (EMC) massiva dupla foi liberada pelo Sol, chegando ao campo magnético da Terra na última terça-feira (15). Durante a trajetória, um raro fenômeno aconteceu — a canibalização de uma ejeção pela outra, juntando os filamentos em uma só onda poderosa, que causou enorme atividade geomagnética no planeta e garantiu auroras por todo o mundo.

O Centro de Previsões do Clima Espacial da Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu, para a última quarta-feira (16), um aviso de tempestade geomagnética G3, mas a ejeção coronária atingiu o nível G4 brevemente. As tempestades geomagnéticas são medidas entre as intensidades G1 (baixa) e G5 (extrema), sendo a G4 classificada como severa.

Vale lembrar que as EMCs são nuvens massivas de partículas solares carregadas que podem abalar o campo magnético da Terra, como ocorreu nos últimos dias.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Auroras boreais pelo mundo

A erupção solar canibal gerou auroras boreais e austrais muito vívidas em diversos lugares do mundo. Confira algumas delas nos registros tomados por fotógrafos amadores e profissionais de todos os lugares do mundo, começando por um timelapse tomado na Inglaterra:

Outra série de fotos mostrou tons rosados e esverdeados em Stirling, na Escócia:

As cores no céu também presentearam fotógrafos no hemisfério sul, onde o fenômeno é chamado de aurora austral. Confira, abaixo, uma fotografia tirada na Austrália nesta quinta-feira (17):

Segundo o NOAA, ainda há grandes chances de auroras ainda aparecerem nos céus nesta quinta-feira (17) por conta da tempestade geomagnética. O índice Kp, que vai de 0 a 9 e classifica a intensidade de atividade das auroras, ainda deve chegar a um pico de 4,33 nas próximas 24 horas.

Leia também:

VÍDEO: Fotos da Galáxia diretamente do Espaço

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box