Epic Games permite que baixe Unreal e Unreal Tournament em sites piratas
Os jogos Unreal e Unreal Tournament foram disponibilizados em sites como “The Internet Archive”, porém a Epic Games está incentivando que os jogadores baixem o conteúdo – mesmo que não tenha sido liberado pelos canais oficiais do estúdio original.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Sonic e mais 60 jogos vão sumir do Switch, PlayStation, Xbox e PC; veja a lista EUA tomam decisão polêmica sobre preservação de jogos retrô
Um representante da companhia chegou até a comunidade do jogo no Discord, reforçando que apoiam que os jogadores se divirtam com as experiências – independente da forma como as obtenham atualmente.
Segundo a declaração, a Epic Games apoiava que o público pudesse baixar os antigos games e também pudesse ter disponível as atualizações criadas pelos modders – permitindo que eles se tornassem jogáveis também nos PCs mais modernos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ao site PC Gamer, eles confirmaram que tem conhecimento de que o público baixa ambos os jogos de forma paralela e dá seu aval para que continuem fazendo isso – mantendo a comunidade viva.
“Podemos confirmar que Unreal 1 e Unreal Tournament estão disponíveis no archive.org e as pessoas estão livres para se vincular e jogar estas versões de forma independente”, afirma o representante da Epic Games.
Mesmo com algumas edições especiais e atualizações ao longo dos anos, as versões originais de Unreal 1 e Unreal Tournament ficaram para trás – presas em seus discos originais por algumas décadas. Porém, não precisa mais buscar coleções antigas nem nada do gênero, já que é permitido baixar o conteúdo através de outras vias.
O passado da Epic Games e Unreal
Unreal nasceu em 1998, sendo uma tentativa da Epic Games demonstrar o poder de seu motor gráfico e também o potencial do estúdio. A experiência era um Shooter 3D, similar a Quake, Doom e Half-Life.
Apesar de nunca ter um grande apelo quanto os demais, seu multiplayer se destacou quando chegou aos PCs em 1999. Unreal Tournament era um “clássico das lan houses” do início dos anos 2000 e logo recebeu versões também para o PS2 e Dreamcast.
A última versão de Unreal Tournament chegou aos PCs em 2014, mas desde então permanece adormecida – com a Epic Games se focando inteiramente em Fortnite, no seu motor gráfico e nos demais estúdios que adquiriu recentemente.
Preservação dos games
É importante reforçar que a ação da Epic Games foi diferenciada, se compararmos com outras grandes produtoras. Vale lembrar que baixar conteúdo protegido por direitos autorais de forma não-oficial é crime, tanto no Brasil quanto em diversos outros locais do planeta.
Baixar conteúdo pirata é crime no Brasil (Imagem: Reprodução)
A Nintendo que o diga, levando em consideração sua política de derrubar plataformas inteiras de emulação e processar todos os indivíduos envolvidos. A ação passou a se tornar infame e virar uma grande polêmica, já que grande parte dos jogos da companhia seguem indisponíveis nos consoles mais recentes deles.
Já outras defendem que os jogadores possam acessar jogos antigos em dispositivos atuais, como a GOG. Recentemente a plataforma lançou um programa de preservação, com o objetivo de tornar vários clássicos jogáveis nos computadores modernos. Tudo isso com a “bênção” dos estúdios que trouxeram a experiência original ao público.
“O tempo está apagando os jogos que te definiram. Esquecidos, incompatíveis, injogáveis. Nós podemos lutar”, aponta a propaganda do GOG.
Leia outras matérias do Canaltech:
Canaltech está no Top 3 do Prêmio iBest 2024; veja como votar TecToy anuncia pré-venda do console portátil Zeenix Lite Com 65% do mercado de CPUs gamer no Brasil, AMD revela segredo do sucesso
Leia a matéria no Canaltech.