DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Envios de PCs aumentaram em 6,7% no primeiro trimestre de 2025

Um relatório divulgado esta semana pela Counterpoint Research mostra que o primeiro trimestre de 2025 foi marcado por um aumento de 6,7% no envio de PCs ao mercado global. Segundo a empresa, isso significa que 4 milhões a mais de máquinas da categoria foram enviadas às lojas, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A companhia afirma que o aumento é uma consequência direta das diversas tarifas que os Estados Unidos estão preparando para o mercado externo. Muitas companhias decidiram aumentar as quantidades de aparelhos enviados como uma forma de criar estoques antes dos inevitáveis aumentos de preço que isso vai trazer.

Envios de PCs aumentaram em 6,7% no primeiro trimestre de 2025
Foto: Divulgação/Counterpoint Research

Entre as companhias que mais aumentaram os envios de PCs está a Apple, que teve um aumento de 17% em suas entregas. Em segundo lugar ficou a Lenovo, com 11%, seguida pela ASUS (9%), pela HP (6%) e pela Dell (4%). Até mesmo fabricantes menores, como a Vaio, registraram aumentos, embora de forma mais discreta — a empresa teve um incremento de 1% em suas unidades enviadas.

Mercado de PCs é estimulado pelo fim do suporte ao Windows 10

A Counterpoint Research afirma que, enquanto as tarifas foram importantes, elas não foram o único fator responsável por estimular o envio de novos PCs. A companhia explica que o fim do suporte oficial ao Windows 10 — marcado para o dia 14 de outubro deste ano — também está contribuindo para aumentar a demanda por novas máquinas.

Envios de PCs aumentaram em 6,7% no primeiro trimestre de 2025
Foto: Divulgação/Lenovo

O segmento que mais está sendo beneficiado por isso são os dos computadores que prometem recursos de inteligência artificial. No entanto, a empresa de pesquisas observa que não são essas soluções que estão atraindo os consumidores — mas sim os hardwares mais modernos e que atendem aos requisitos do Windows 11.

Apesar do bom desempenho do mercado de PCs no primeiro trimestre, a expectativa é de desaquecimento nos próximos meses. Conforme as tarifas dos Estados Unidos entram em ação, empresas que fabricam seus bens na China vão ser forçadas a elevar preços, resultando em uma queda no interesse dos consumidores.

Fonte: Tom’s Hardware, Counterpoint Research

Facebook Comments Box