Encontrado pé de alpinista desaparecido há 100 anos no Everest
Em 1924, um alpinista chamado Andrew Comyn Irvine foi dado como desaparecido. Agora, 100 anos depois, seu pé foi encontrado durante a gravação de um documentário no Everest. Para a devida confirmação, a família forneceu uma amostra de DNA, mas é só protocolo, já que a meia tem um bordado com os dizeres “AC Irvine”.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Geleira no Monte Everest perdeu 2 mil anos de gelo desde a década de 1990 Qual a altura máxima que uma montanha pode ter na Terra?
Um ponto curioso nessa história é que, além de concluir o caso do desaparecimento, ao ser encontrado, esse pé também pode resolver um mistério na própria história do montanhismo em si.
O que acontece: há a possibilidade de Andrew Comyn Irvine, juntamente com seu parceiro George Mallory, ter formado a primeira a dupla conseguir chegar ao topo do Monte Everest.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Se isso for confirmado, eles ficam com o posto, que até então pertence a Edmund Hillary e Tenzing Norgay — que chegaram ao topo apenas 29 anos depois.
Mistério de alpinista do Everest pode estar finalmente resolvido (Imagem: TS/Unsplash)
A equipe do National Geographic, responsável por encontrar o pé no Everest enquanto descia a Geleira Central Rongbuk, acredita que essa descoberta poderia ser o primeiro passo para encontrar o corpo.
Justamente com esse objetivo, a equipe chegou até mesmo a vasculhar a geleira por vários dias. De acordo com a equipe, o gelo derreteu provavelmente apenas uma semana antes que o pé fosse encontrado.
Conclusão do desaparecimento e alívio para a família
Em entrevista ao veículo BBC, a família descreve a descoberta como emocionante, já que todos cresceram ouvindo histórias do alpinista.
O rapaz em questão (conhecido principalmente como Sandy Irvine) tinha apenas 22 anos no momento de seu desaparecimento. Ele foi visto pela última vez em 8 de junho de 1924. Embora seu corpo nunca tenha sido encontrado, até então, o corpo de seu parceiro foi encontrado em 1999.
Misterioso Monte Everest
Há muito mistério em torno desse famoso Monte. Para se ter uma noção, existem até fósseis marinhos no topo do Everest. Além disso, o Monte Everest preserva micróbios deixados por alpinistas.
Leia a matéria no Canaltech.