Eletrificar navios é viável e ajudaria na redução das emissões, diz estudo
Um estudo recente do Laboratório Nacional de Berkeley, da Universidade da Califórnia, e publicado na Nature Energy, revela que a modernização da frota marítima dos EUA, substituindo motores de combustão interna por sistemas elétricos a bateria, pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa até 2035.
O transporte representa 3% das emissões nos EUA, fazendo dessa mudança algo importante para a descarbonização. No entanto, eletrificar navios é mais desafiador do que eletrificar carros, devido ao alto custo e à longa vida útil das embarcações.
Os pesquisadores analisaram navios americanos com menos de 1.000 toneladas, como embarcações de passageiros e rebocadores, identificando 6.323 navios que, juntos, são responsáveis por 9,5% das emissões de transporte.
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A exclusão de apenas 1% das viagens mais longas torna a eletrificação mais viável, permitindo baterias significativamente menores.
Outros detalhes revelados no estudo
A redução das emissões depende da intensidade de carbono da eletricidade utilizada.
O estudo avaliou três cenários de descarbonização, concluindo que a eletrificação poderia reduzir as emissões de CO₂ em até 73% até 2035, especialmente com um cenário mais agressivo de descarbonização.
Além disso, a pesquisa indica que a eletrificação pode ser econômica, com a modernização sendo competitiva em custo em relação às embarcações a combustão.
Focar investimentos em infraestrutura em apenas 20 portos estratégicos nos EUA pode facilitar essa transição, potencializando a eletrificação do transporte marítimo e contribuindo para a descarbonização. A análise estabelece uma base para futuras políticas e pesquisas na área.
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