Electronic Arts perdeu as chances de ter Guitar Hero, Call of Duty e a Blizzard
Fundada em 1982 por Trip Hawkings, atualmente a Electronic Arts pode ser considerada uma das maiores publicadoras de games do mundo. No entanto, ela poderia ter sido ainda maior caso sua liderança não tivesse deixado passar as chances que lhe permitiriam ser dona da Blizzard e de franquias como Guitar Hero e Call of Duty.
Em uma entrevista ao canal Grit, o ex-chefe criativo da empresa, Bing Gordon, revelou que ela deixou passar muitas oportunidades que acabaram sendo aproveitadas pela Activision. Ele aproveitou a ocasião para elogiar Bobby Kotick, ex-CEO da companhia rival, que soube aproveitar essas chances e manteve intactas muitas equipes criativas.
O caso de Call of Duty é particularmente emblemático dado que, em certo ponto, todos os 22 membros originais da Infinity Ward trabalharam para a Electronic Arts. Antes de irem para a publicadora concorrente, nomes como Vince Zampella, Grant Collier e Jason West colaboraram para o sucesso de Medal of Honor: Allied Assault.
Electronic Arts encontrou suas próprias franquias de sucesso
Ao mesmo tempo que perdeu a chance de ter em seu portfólio um dos shooters mais populares de todos os tempos, a Electronic Arts ainda conseguiu construir franquias de sucesso. Atualmente, a empresa tem conquistado boas vendas especialmente graças às suas séries esportivas anuais, como Madden e EA FC.
Foto: Divulgação/Electronic Arts
A companhia também é dona da popular série The Sims, cujo quarto capítulo continua sendo bastante lucrativo graças a seus pacotes de itens e expansões. Ela também continua acreditando no sucesso futuro de Battlefield que, apesar de alguns tropeços recentes, promete voltar com tudo graças à ajuda do próprio Zampella — que deixou a Infinity Ward para fundar a Respawn Entertainment.
No entanto, nem tudo tem sido positivo na história recente da publicadora. Além de ter falhado em conquistar o sucesso esperado com Dragon Age: The Veilguard, ela também acabou não conseguindo os resultados que queria com o remake de Dead Space, o que fez com que a franquia voltasse a ficar “na geladeira”.
Fonte: GameSpot