É possível escolher a combinação de letras e números na placa Mercosul?
A placa padrão Mercosul já foi adotada há anos no Brasil, mas, mesmo após tanto tempo presente no dia-a-dia do trânsito nacional, muitas dúvidas ainda permeiam o assunto. Algumas delas dizem respeito à combinação de letras e números, que são dispostos de forma diferente da identificação veicular anterior (placa cinza).
- Placa Mercosul: Existe tabela de preço na hora da troca?
- Você sabe o que é e como obter a placa preta para o carro?
Ao falar das letras (4) e números (3) que compõem o novo padrão, a principal pergunta que surge à mente é a seguinte: é possível escolher a combinação de letras e números na placa Mercosul?
Esse expediente era bastante utilizado na identificação veicular anterior, especialmente por quem gostava de fazer menção a datas ou, então, apenas criar placas engraçadas. Combinações como, por exemplo, DRI 1970, para simbolizar uma pessoa chamada Adriana (ou Adriano) que nasceu em 1970, sempre foram permitidas, desde que não existissem outras placas idênticas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Mas, e agora: é possível escolher essas combinações de letras e números na placa Mercosul? É isso o que o CT Auto vai explicar.

Como funciona a combinação de letras e números?
Ao contrário da versão anterior, as placas atuais contam com uma combinação de 4 letras e 3 números, e não mais 3 números e 4 letras, como as tradicionais. A padronização surgiu para facilitar a fiscalização, ampliar o leque de combinações possíveis e para integrar a gestão de tráfego entre os países que compõem o chamado “Cone Sul”.
Adotando “L” para “letra” e “N” para “número”, podemos mostrar que o padrão da placa Mercosul é o seguinte: “LLLNLNN”. Ou seja: Três letras sequenciais, um número, uma outra letra e, para finalizar, dois números. A placa tradicional era formada pelo padrão “LLLNNNN”.
🚘 Conforme a legislação federal de trânsito, o novo modelo de Placas, que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul, começou a ser exigido a partir de 31 de janeiro de 2020 nos seguintes casos:
✔️ Registro de veículo 0 km.
✔️Mudança de categoria do veículo.
(…) pic.twitter.com/CixOeqnV3T— Detran-SP (@DetranSPOficial) December 15, 2020
É possível escolher as letras e números da placa Mercosul?
Agora que já explicamos como é o padrão da Placa Mercosul, vamos responder à questão que deu origem a essa matéria. E a resposta vai agradar a todos que curtiam criar placas personalizadas no antigo padrão.
Sim! É possível escolher letras e números da placa Mercosul. Para isso, basta consultar se o procedimento está disponível no Detran em que o veículo está registrado e, claro, se a sequência de letras e números desejada não está em uso por outro carro.
Há ainda outras restrições que impedem escolher letras e números da placa Mercosul. São eles:
- Carros já emplacados, com identificação cinza ou atual, não podem trocar letras e números;
- A escolha de letras e números deve respeitar a faixa determinada pelo Senatran, que muda de acordo com cada estado.
No caso de veículos registrados no Detran-SP, o órgão informou que é possível escolher as letras e números da placa Mercosul, desde que seja feita a reserva no site do Poupatempo e o pagamento de uma taxa, que em 2025 é de R$ 132,65.
O Detran-SP informou ainda que a personalização pode ocorrer de três maneiras: apenas números, apenas letras ou a placa inteira.
E aí, canaltecher: vai personalizar a placa de seu próximo carro 0km? Conte pra gente nos comentários.
Leia também:
- Como descobrir a cidade de origem do carro com placa Mercosul?
- Qual o prazo para trocar a placa cinza do carro pela nova?
Vídeo: como consultar a placa de um veículo?
@canaltech #Consultar um #veículo pela #placa é um cuidado obrigatório para quem busca um #carro novo, e o #Canaltech te #ensina ♬ original sound – Canaltech
Leia a matéria no Canaltech.