DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

É possível descobrir vida alienígena pelo cheiro, dizem cientistas

O mau cheiro pode ser um grande aliado da Ciência na busca por formas de vida alienígena, apontam pesquisadores. De acordo com um artigo publicado no arXiv, os níveis de enxofre – marcado pelo odor de ovo podre – presentes na atmosfera de um planeta podem ajudar a determinar se aquele local é ou não propício à vida extraterrestre.

Entenda:

Uma nova técnica se baseia nos níveis de enxofre para determinar se um planeta pode ou não ser propício à vida alienígena;

Quanto maior o nível de enxofre na atmosfera de um planeta, menores as chances de abrigar formas de vida;

As anãs vermelhas são grandes aliadas da técnica, já que, por emitirem pouca radiação ultravioleta, permitem que a concentração de enxofre na atmosfera continue detectável.

Terra consegue “limpar” o enxofre da atmosfera. (Imagem: Me dia/Shutterstock)

Como explicam os autores no estudo, altas concentrações de dióxido de enxofre na atmosfera podem indicar que um planeta é inabitável. A própria Terra, por exemplo, por ser quente e úmida, consegue limpar o enxofre da atmosfera e despejá-lo pela chuva no solo ou nos oceanos.

Leia mais:

Vida em Marte? Nova técnica de busca pode trazer respostas

Planeta com condições de abrigar vida é descoberto próximo do Sistema Solar

Experimento recria cheiro de múmias do Egito

Anãs vermelhas apoiam a detecção de vida alienígena pelo cheiro

Há o caso de planetas como Vênus, que recebe muita radiação solar e, por isso, seus altos níveis de enxofre viajam para a atmosfera inferior e se tornam indetectáveis, mascarando sua inabitabilidade apesar das condições altamente adversas para a vida. De acordo com a equipe, porém, há um elemento-chave para contornar essa situação: as estrelas anãs vermelhas.

Técnica mede níveis de enxofre para determinar planetas propícios à vida alienígena. (Imagem: Andrii Vodolazhskyi/Shutterstock)

Esses astros – que são o tipo de estrela mais comum da nossa galáxia – emitem pouquíssima radiação ultravioleta e, com isso, planetas com concentrações elevadas de dióxido de enxofre ainda seriam detectáveis pela atmosfera superior e facilmente identificados pelos astrônomos como inabitáveis.

Em outras palavras, apesar de não provar a existência de vida alienígena, a técnica do enxofre indica justamente quais planetas devem ser descartados dessa lista e quais devem ser observados e acompanhados de perto.

O post É possível descobrir vida alienígena pelo cheiro, dizem cientistas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box