DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

É oficial: Panther Lake para clientes, Intel Core Ultra 300, chega em 2026

A Intel tem falado bastante de sua geração de processadores Panther Lake, que vai marcar a estreia de seu importante processo 18A no segmento doméstico. Foram oferecidas datas diferentes de lançamento para essas CPUs, mas agora finalmente é oficial: os Intel Core Ultra 300 para clientes chegam em 2026.

A informação foi compartilhada na Intel Vision 2025, pouco tempo depois do novo CEO da empresa, Lip-Bu Tan, declarar que a geração Panther Lake seria lançada ainda neste ano. A confusão acontece porque parece que a Intel está separando o lançamento geral do produto de sua disponibilidade efetiva para os clientes finais.

Slide mostra Panther Lake para 2026 para clientes.
Fonte: Intel

Assim, a produção em larga escala dos processadores deve acontecer ainda neste ano, e é possível que eles vão aparecer em alguns sistemas das maiores parceiras da Intel. Mas os Intel Core Ultra 300 baseados em Panther Lake terão sua estreia geral para clientes no ano que vem.

Vale mencionar que a Intel fala apenas de CPUs Panther Lake para notebooks, então de fato parece que não teremos processadores nessa arquitetura para PCs desktop. Ao menos, não logo no lançamento.

Todo foco em Panther Lake, nada em GPUs

A Intel segue se esforçando para enaltecer seu novo processo 18A, enquanto tenta aproveitar também o hype dos chamados “PCs IA”. Dessa forma, já faz algum tempo que a empresa não dedica tempo de seu eventos para falar no que vem trabalhando na parte de gráficos.

Intel só menciona placas de vídeo
Fonte: Intel

Para não dizer que o segmento foi completamente ignorado, a apresentação da companhia na Vision mostrou um slide com seus diferentes produtos para clientes, o que inclui placas de vídeo dedicadas.

Notícias relacionadas:

Há poucos dias tivemos rumores afirmando que a Intel chegou a planejar uma Battlemage mais high-end, mas que desistiu do modelo ainda no ano passado. Assim, é bem provável que teremos que esperar um bom tempo por novidades em GPUs pela Intel, que não têm aparecido nem nos vazamentos.

Fonte: VideoCardz

Facebook Comments Box