É mesmo seguro misturar querosene e combustível no carro?
Nos últimos meses, uma tendência perigosa ganhou força nas redes sociais, especialmente no TikTok: a prática de misturar querosene com combustível no tanque de carros. Promovida por influenciadores como uma forma de melhorar o desempenho ou economizar, essa prática não tem qualquer embasamento técnico.
Pode misturar querosene com gasolina? Entenda o que isso pode fazer no carro
Apesar de serem ambos derivados do petróleo, a gasolina e o querosene possuem propriedades químicas e físicas bastante distintas, que os tornam adequados para usos específicos e incompatíveis para misturas.
A gasolina é um combustível projetado para motores de combustão interna em veículos leves, como carros e motocicletas. Ela possui uma volatilidade elevada, o que significa que evapora facilmente, facilitando a combustão rápida e eficiente necessária para o funcionamento do motor.
O querosene, por outro lado, é menos volátil e tem uma combustão mais lenta e controlada. Por isso, é amplamente utilizado em turbinas de avião, sistemas de aquecimento e como combustível em equipamentos industriais específicos.
E, assim como cada combustível é criado para uma função específica, cada motor é projetado para funcionar com um combustível específico, seja gasolina, etanol, diesel ou gás natural. Os engenheiros que desenvolvem motores levam em conta as propriedades químicas e físicas do combustível para ajustar fatores como a taxa de compressão, a injeção de combustível e o processo de combustão.
Quando um combustível diferente é utilizado ou, pior, uma substância como querosene é adicionada, o motor não consegue operar corretamente. Por exemplo, em motores abastecidos com gasolina, o querosene altera a combustão, reduzindo a eficiência energética e danificando componentes como velas de ignição, bicos injetores e pistões.
Quais os riscos da mistura de querosene com o combustível?
Além de diminuir a eficiência do motor (o que aumenta consideravelmente o consumo), os efeitos de misturas inadequadas podem sair muito mais caros do que o previsto. O motor pode começar a falhar, apresentar dificuldade para manter a marcha lenta e emitir um odor forte e incomum.
Além disso, o desempenho do carro durante a direção é comprometido, com menor resposta e possíveis engasgos, o que pode gerar acidentes.
Leia mais:
Qual combustível é usado em aviões?
Aviões movidos a coco? Veja o projeto desta empresa de aviação
Conheça a nova aeronave com pilotagem semelhante à de um carro
Para corrigir os danos causados por essa mistura, por exemplo, uma retífica completa do motor, pode custar entre R$ 3.500,00 e R$ 8.000,00 (quase 1200 litros de gasolina), dependendo do modelo do carro. Substituir componentes específicos, como o cabeçote ou pistões danificados, pode elevar ainda mais os custos.
Além dos danos ao motor, misturar querosene com combustível traz riscos à segurança. O motor pode apagar inesperadamente durante a condução, o que é especialmente perigoso em altas velocidades ou ao realizar ultrapassagens.
Também há o risco de combustão descontrolada, que pode causar incêndios. Sem contar os problemas de saúde relacionados ao manuseio do querosene, que pode irritar a pele e os olhos, além de causar intoxicação se inalado em ambientes mal ventilados.
Por isso lembre-se, o manual do seu carro informa como você deve utilizá-lo, não é uma sugestão, mas sim um guia criado para garantir a sua segurança e a durabilidade do seu veículo. Sendo assim deixe as trends do TikTok no aplicativo.
Querosene não deve ser usado como combustível em carros ou motos, pois pode danificar o motor e comprometer a segurança do veículo.
O post É mesmo seguro misturar querosene e combustível no carro? apareceu primeiro em Olhar Digital.