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Dune Awakening fará uso de ray tracing com Lumen da Unreal 5

A Funcom marcou presença na Brasil Game Show 2024 com um estande bem grande Dune Awakening, próximo jogo de sobrevivência da desenvolvedora que terá elementos de MMO, e nós tivemos a chance de conversar com Bruno Nunes, diretor de arte do game.

Entre o bate-papo, Nunes comentou sobre as decisões artísticas adotadas pela Funcom, a aproximação com o universo cinematográfico da Legendary (com os filmes dirigidos por Denis Villeneuve) e quais tecnologias estão utilizando para trazer uma boa experiência na Unreal Engine 5.

Imagem: Funcom

Dune Awakening terá ray tracing

Em conversas com Bruno Nunes, uma coisa é clara: a Funcom quer extrair o maior nível gráfico possível de Dune Awakening e aproximar o máximo dos visuais do game às adaptações cinematográficas do universo de Duna. Por conta disso, o motor gráfico escolhido foi o Unreal Engine 5.

A decisão veio para oferecer gráficos compatíveis com a atual geração e também pela compatibilidade com o maior número de sistemas possível. Para Bruno, o primeiro passo foi trabalhar para ultrapassar as barreiras da engine e entender como utilizar as tecnologias de ponta.

Imagem: Funcom

Por conta disso, o diretor de arte nos confirmou que Dune Awakening vai usar os dois recursos inéditos da Unreal Engine 5: Nanite, que vai ajudar a trazer geometria com a maior fidelidade possível, e Lumen, solução de ray tracing do motor gráfico para entregar um nível de fidelidade alto.

Por enquanto, Bruno Nunes não soube nos confirmar se a versão do Lumen que estão utilizando é a de software (mais leve, mas menos precisa) ou a de hardware (mais pesado, mas com precisão bem maior). Ou, até no cenário ideal, se ambas as versões estarão presentes para os jogadores de PC em Dune Awakening.

Neste momento, a Funcom está otimizando o game e melhorando o uso de ray tracing, mas a ideia é que todas as tecnologias implementadas na versão de PC estejam presentes nas versões de console, sem perdas de qualidade. Em nossos testes, o game já parecia bem-otimizado no PC.

Imagem: Funcom

Fiel aos filmes, mas com muita criação original

Outro detalhe interessante que Bruno Nunes comentou com o Flow Games é que a Funcom está trabalhando muito próximo da Legendary, companhia responsável por produzir os longas-metragens de Duna no cinema. Por conta disso, Dune Awakening vai compartilhar diversos elementos visuais dos filmes.

Segundo Nunes, os funcionários puderam visitar os sets de filmagens dos longas-metragens, conheceram Arrakina construída para as filmagens e até têm acesso a diversos materiais produzidos pela equipe da Legendary.

Imagem: Funcom

Visualmente, Dune Awakening mistura algumas coisas. Por compartilhar elementos com os filmes, certos objetos, veículos e mais serão idênticos, como os trajestiladores, os ornitópteros (que os artistas da Funcom até conhecerem pessoalmente nos sets) e mais.

Porém, por ser um game ambicioso e com muito mais para explorar, diversos elementos foram feitos do zero e inspirados na identidade visual dos filmes. E, por fim, o diretor de arte disse que não pode revelar algumas coisas ainda, mas que há surpresas legais para mostrar no futuro.

Imagem: Funcom

Dune Awakening chega ao PC no começo de 2025, mas as versões de console chegam depois e não há uma data definida.

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