Duas, três, quatro… Por que os celulares atuais têm tantas câmeras?
As novas gerações de smartphones têm colocado muito foco na qualidade – e quantidade – das câmeras. Assim, a cada nova geração de celulares atuais, é natural que os consumidores esperem mais e mais das câmeras embutidas.
Caso você tenha comprado um modelo novo de smartphone nos últimos anos, há uma boa chance de que ele tenha duas ou três (ou até quatro) câmeras na parte traseira. Mas o que será que essas câmeras adicionais fazem?
Quando a fotografia analógica era predominante, muitas câmeras tinham lentes removíveis – e cada tipo de lente oferecia várias distâncias focais. Como os smartphones precisam ser compactos, não estão equipados para lidar com lentes removíveis, portanto, ter várias lentes significa proporcionar fotografias com diferentes distâncias focais.
Deste modo, ter várias câmeras em um dispositivo possibilita uma série de novos recursos, como zoom e HDR melhores, modos de retrato, imagens 3D e fotografia com pouca luz.
Leia também:
Os 8 celulares mais aguardados de 2025: lançamentos, especificações e novidades
5 marcas de smartphones que você precisa conhecer
Foi hackeado? Confira 8 dicas para aprender a se prevenir contra cibercriminosos
É mesmo necessário ter mais de uma câmera traseira no celular?
Fato é que uma câmera de celular não consegue lidar com o mesmo nível de qualidade de uma câmera de ponta, isso ocorre simplesmente porque a lente não é grande o suficiente. Ou seja, quanto maior a lente, mais luz pode ser capturada, resultando em mais detalhes.
Para remediar parte deste problema, cada câmera de um smartphone é usada para uma função diferente. De maneira independente, elas não são tão impressionantes, mas, quando combinadas, podem criar imagens bastante nítidas.
Por exemplo, em um celular com duas câmeras traseiras, uma câmera pode ser usada para tirar uma foto mais ampla, enquanto a outra se concentra no zoom. Mas vale ressaltar que a função de cada câmera varia de acordo com o modelo do smartphone. Veja abaixo os tipos de câmeras mais comuns em celulares modernos.
Quais os tipos de câmera existem no celular?
Câmera telefoto (teleobjetiva)
Existem duas maneiras de uma câmera aproximar um objeto distante. Muitos smartphones usam o zoom digital, que aumenta uma parte da imagem original, o que pode causar perda significativa de detalhes, especialmente em distâncias grandes.
Câmeras dedicadas utilizam o zoom óptico, que usa uma lente telefoto para aumentar o comprimento focal da imagem sem comprometer a qualidade. Para tanto, modelos como o iPhone 13 Pro e o Samsung Galaxy S22 Ultra usam uma segunda lente com maior comprimento focal. Ao usar o zoom óptico de 2x ou 3x, o celular troca para essa lente, ampliando a imagem sem perda perceptível de qualidade.
Câmera wide ou ultra-wide
Para situações em que a vontade é capturar um cenário amplo, é preciso uma lente com comprimento focal menor, como as lentes grande-angular (wide) e ultra grande-angular (ultra-wide). Essas lentes são essenciais, pois não podem ser simuladas digitalmente, ao contrário do zoom.
Tecnologia retrato e profundidade
Por terem mais de uma câmera, muitos smartphones também são capazes de estimar a profundidade dos objetos na cena. Esse processo começa medindo a distância entre os objetos nas imagens das duas câmeras – um efeito chamado paralaxe.
A adição dessa capacidade de estimar a profundidade dos objetos permitiu a introdução de modos especializados de retrato nos celulares com várias câmeras para manter o objeto nítido e, ao mesmo tempo, dar ao fundo um desfoque agradável.
Devo investir em um celular com várias câmeras?
Não importa se o modelo do seu smartphone tem quatro lentes ou uma única lente traseira, as fotos que ele tira já são muito melhores do que as dos celulares de alguns anos atrás. Agora, se você deve investir em um telefone com várias câmeras ou com uma única, isso depende da maneira como você pretende tirar fotos.
No final das contas, a qualidade de uma foto depende tanto do fotógrafo quanto da câmera. Em outras palavras, se você ainda não souber como usá-la, ter a mais recente tecnologia de câmera no seu celular não vai melhorar suas fotos.
O post Duas, três, quatro… Por que os celulares atuais têm tantas câmeras? apareceu primeiro em Olhar Digital.