Dragon Quest 3 HD-2D: ideia surgiu após sucesso de Octopath Traveler
Desde que foi anunciado, Dragon Quest 3 HD-2D Remake chamou atenção não só de fãs da franquia, que cada vez mais se torna popular e chega a novos públicos, como também para entusiastas de JRPGs que amam um belíssimo visual de pixel art.
Para comentar um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento do game, o Flow Games conversou com Masaaki Hayasaka, produtor do jogo, que revelou alguns dos elementos da produção do renascimento da franquia sob a estética HD-2D, que parece cada vez mais empolgar o público. Venha ver!
Dragon Quest 3 HD-2D surgiu após sucesso de Octopath Traveler
Uma das perguntas que fizemos a Hayasaka foi: por que começar com remakes de Dragon Quest 3 HD-2D (e Dragon Quest 1 e 2, respectivamente, em 2025)? Afinal, assim como Final Fantasy tem seus jogos mais amados, como Final Fantasy 7, há uma gama enorme de jogos para escolher.
Segundo o produtor, a ideia nasceu após o público aceitar muito bem Octopath Traveler, o estreante da estética pixel art HD-2D. E, para o produtor, “quanto mais velho, mais o jogo se adequa a esse tipo de remake.
Antes deste lançamento em HD-2D, a versão deste jogo disponível para PS4 e Switch foi portada de uma versão para celular, que por sua vez foi baseada na do SNES. Então isso significa que era um jogo de 28 anos, de 1996. Foi quando OCTOPATH TRAVELER foi um sucesso, e a identidade gráfica HD-2D se tornou muito bem aceita pelo público, que a ideia de refazer DRAGON QUEST I, II e III com este estilo de arte começou a tomar forma em nossa empresa
Portanto, aparentemente Dragon Quest 3 HD-2D Remake acabou entrando na escolha por ser um candidato que se beneficiaria de um relançamento moderno – e o 3, especificamente, foi escolhido por ser o primeiro na cronologia da trilogia Erdrick.
Quanto mais retrô um jogo é, mais uma reformulação gráfica HD-2D aumenta seu impacto. Então eu acredito que é por isso que as origens da franquia DRAGON QUEST – os títulos I, II e III – foram considerados os candidatos perfeitos para este tipo de adaptação
A ideia é atingir novas audiências com modernizações
Se você chegou na franquia Dragon Quest agora (ou em algum lançamento mais recente, como o 11), sabe que ela é bem mais complexa e recheada de mecânicas. Apesar de parecer mais “cru” que jogos modernos, basta um vislumbre por baixo do capô para entender o quão avançados os títulos eram para sua época e o quanto envelheceram bem.
Entretanto, é inegável que todas as mecânicas e elementos podem não ser tão intuitivos a novos fãs. E é aí que as modernizações começam, como dissemos em nosso review de Dragon Quest 3 HD-2D Remake na época. Sobre esse assunto, o produtor reforçou e disse:
Abordamos o desenvolvimento deste título com dois conceitos principais em mente: “respeitar o original e preservar o máximo possível” e “revisar quaisquer aspectos que pudessem tornar o jogo desafiador de jogar ou compreender”. Acho que isso naturalmente levou a tornar o jogo acessível a novos jogadores, ao mesmo tempo em que satisfazia os fãs de longa data do original.
Entre as melhorias de Dragon Quest 3 HD-2D Remake estão auto-saves, mapas completos de dungeons, opção de usar Zoom ou Chimaera Wings dentro de locais fechados, opções de velocidade de animação em lutas, mapa com objetivos marcados e muito mais. Nada disso realmente facilita a experiência do ponto de vista de desafios, mas traz qualidade de vida para novatos e veteranos.
Equipe teve que cortar um único elemento para melhorar o jogo
Se você leu o nosso review de Dragon Quest 3 HD-2D aqui do Flow Games, vai se lembrar de uma das críticas que tecemos ao game: com pixel art tão belas e até equipamentos novos aparecendo nos personagens, por que a party não fica destacada durante as batalhas?
Masaaki Hayasaka acabou respondendo nossa pergunta e dando uma luz sobre essa escolha de design. Aparentemente, ter a equipe realizando ataques atrapalharia o ritmo das batalhas, algo que era muito bom no original. Segundo Hayasaka:
Fizemos muito poucos cortes em Dragon Quest 3 HD-2D, pois tínhamos decidido desde o início do projeto que qualquer novo conteúdo deveria estar dentro do reino dos “bonus elements” para preservar os recursos originais do jogo. Dito isso, uma coisa notável que desistimos de adicionar foi a animação de batalha dos membros do grupo. Ela interrompeu o ritmo da batalha, que foi tão bem-feito no jogo original, e como este título incorpora personalização de personagens, optamos por abrir mão deste elemento devido à enorme produção necessária para criar os sprites. Os sprites de monstros e personagens para este título são todos meticulosamente feitos à mão pelos artistas de pixel
E você, já jogou Dragon Quest 3 HD-2D Remake? Vale lembrar que Dragon Quest 1 e 2 também receberão o mesmo tratamento em 2025 e vão concluir a trilogia Erdrick. Ansiosos?