Dragon Age: The Veilguard foi morto por vigaristas, afirma David Jaffe
Conhecido por ter opiniões bastante vocais sobre a indústria de games, David Jaffe, o criador de séries como Twisted Metal e God of War, tem usado seu canal no YouTube para jogar Dragon Age: The Veilguard. Segundo ele, enquanto o game da BioWare pode ser criticado por vários motivos, boa parte do discurso público sobre ele foi moldado por “vigaristas carismáticos”.
Em um clipe divulgado na última quarta-feira (27), Jaffe explica acreditar que uma parte específica da comunidade gamer está tornando o mercado um lugar pior. Ele afirmou que muitos criadores de conteúdo que sequer experimentam jogos por conta própria decidem que é preciso odiá-los e conseguem convencer outras pessoas a seguir o mesmo caminho.
O criador de God of War foi além em suas críticas, afirmando que títulos como Dragon Age: The Veilguard são vítimas de uma campanha criada para “melhorar os games”, mas que só consegue fazer o contrário. Ao mesmo tempo, ele declarou que o jogo tem seus problemas de escrita e responsabiliza a Electronic Arts por não se preparar para os ataques que sabia que o jogo iria ser alvo.
Dragon Age: The Veilguard foi envolvido em narrativa exagerada
Em um vídeo mais recente, publicado nesta sexta-feira (29), Jaffe foi além em seus comentários. Segundo ele, muitos YouTubers vigaristas e usuários do Twitter envolveram Dragon Age: The Veilguard em uma narrativa exagerada, que foi elaborada para prejudicar suas vendas. O criador de God of War afirma que suas opiniões se baseiam nas 22 horas que ele tem com o RPG.
Segundo ele, criou-se uma história fictícia de que, no game, não era possível jogar mais do que alguns minutos antes de surgir alguma mensagem ou propaganda envolvendo a comunidade LGBTQ+. Ao mesmo tempo, ele explica que realmente há conteúdos do tipo no game, mas que a maioria deles pode ser evitada com facilidade.
“Eu acredito que muitas pessoas compraram uma narrativa sobre o jogo que não é precisa”, afirmou. Ao mesmo tempo, Jaffe afirmou que as pessoas ainda têm o direito de odiar o game, especialmente nos casos em que esperavam que ele tivesse a mesma atmosfera ou gameplay de seus antecessores.
Ele também criticou a escrita de uma cena de Dragon Age: The Veilguard envolvendo Taash e Isabela, no qual o erro de um pronome resulta em algumas flexões. Ao mesmo tempo, o criador de God of War afirma que está gostando da narrativa do game em geral, apesar de se incomodar um pouco em alguns momentos com o tom mais jovial e positivo que ela possui.
Para completar, Jaffe afirmou que, embora não concorde com quem não gosta de games com elementos considerados mais progressistas, não pensa que é errado ter essa posição. “Mas, se você vai ser cruel sobre isso online e falar mal sobre das comunidades trans e LGBTQ, e não tem base para sustentar isso, eu acho que você é um idiota”, afirmou.
Fonte: Eurogamer Portugal