DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Doom rodando em Captcha é a aplicação mais bizarra do jogo que você verá hoje

O CEO de tecnologia Guillermo Rauch criou um dos CAPTCHAS mais difíceis até agora: uma pequena fase de Dom Clássico onde o jogador deve matar três inimigos. Os controles são simples, utilizando as setas do teclado para se mover e a barra de espaço para atirar e o aplicativo reflete a dificuldade nightmare do jogo original.

Em suma, o CAPTCHA é muito mais difícil do que seria necessário e combina com uma piada recorrente em que os desenvolvedores fazem o Doom Clássico rodar em praticamente qualquer coisa.

Imagem: Guilherme Rauch.

Notícias Relacionadas:

Codiguin Free Fire: veja lista de janeiro de 2025 e como resgatar

Atari Gamestation Go é um novo portátil com teclado numérico físico

Tango Gameworks está oficialmente de volta com nome ligeiramente diferente

Parte da dificuldade é que os “jogadores” não podem desviar dos tiros inimigos, sendo necessárais várias tentativas para uma vitória. No fórum Hacker News, usuários comentaram a dificuldade da aplicação e compartilham estratégias.

A Aplicação

A aplicação é WebAssembly, mas foi feita através de uma ferramenta de desenvolvimento web baseada em linguagem humana e prompts chamada v0, que faz parte de um conjunto de recursos oferecidos pela Vercel, um serviço de ferramentas de desenvolvimento baseado em nuvem, do qual Rauch é o CEO.

É possível ver o histórico de chat do bot LLM com a série de prompts que produziram este jogo CAPTCHA no site da v0.

Em 2021, houve outra tentativa de criar um CAPTCHA de Doom. Na ocasião, o desenvolvedor Miquel Camps Orteza fez uma aproximação. A versão foi feita à mão, e seu código-fonte está disponível no GitHub. Miquel observou que não é seguro, mas é divertida.

Imagem: Bethesda.

Enquanto um CAPTCHA, a tentativa de Rauch não é mais séria, mas se assemelha mais ao jogo original.

Para os curiosos, a aplicação não deverá rodar em sites reais. Primeiro, porque não há segurança sobre a legalidade do uso de Doom em um captcha. Embora o código do Doom seja de código aberto, os elementos do jogo, como sprites de inimigos e texturas do ambiente não são.

Abaixo, uma lista inusitada de sucessos para rodar Doom só em 2024:

Rodar direto na GPU, ignorando a CPU.

Doom rodando em IA generativa.

Hacker no Nintendo Alarmo (para rodar Doom).

Modificação em Balatro.

Programador fez Doom rodar em Fortnite.

Oficialmente disponível num cortador de gramas.

Painel de 200 fans RGB.

Franquia Doom

Imagem: Bethesda.

Para os jogadores que quiserem experimentar os clássicos, a Bethesda disponibilizou a versão definitiva de Doom I e Doom II em 4k.

Para o próximo título, Doom: The Dark Ages, os desenvolvedores já prometeram a maior variedade de inimigos da franquia. Atualmente, o título não possui data de lançamento, mas a previsão é que cheguem ainda em 2025.

Fonte: ArsTechnica.

Facebook Comments Box