Dona de Mim: novela das 7 da Globo traz mocinha guerreira marcada por trauma
Vem aí Dona de Mim, nova novela das 7 da TV Globo que substitui Volta por Cima na programação. Criada e escrita por Rosane Svartman (Vai na Fé), a trama aborda o tema da maternidade sob um novo viés, contando a história de Leona (Clara Moneke), uma jovem batalhadora e determinada, que vive em luto por sua perda gestacional.
- As 10 novelas mais populares da Globo para assistir no Globoplay
- 5 novelas da Globo disponíveis para assistir em 4K
Prevista para estrear na grade da Globo na próxima segunda-feira (30), a novela irá focar na trajetória de reconstrução da protagonista e não tanto nos romances que aparecem em seu caminho.
Embora mocinhos não faltem na trama – havendo, inclusive, três pretendentes para Leona –, o romance é apenas um dos muitos elementos que cruzam seu caminho, enquanto a personagem descobre mais sobre si mesma e como voltar a ser feliz.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Falando das novelas em geral, as mocinhas mudaram muito ao longo do caminho. A maioria das protagonistas femininas hoje não tem como principal propósito um par romântico ou uma realização amorosa. Elas estão mais sofisticadas, as personagens femininas têm mais camadas”, ressaltou Rosane durante a coletiva de imprensa da novela.
Protagonista vive jornada de descobertas
Ambientada no Rio de Janeiro, Dona da Mim segue os passos de Leona, uma mulher forte que se vira como pode para equilibrar as contas de casa apesar de conviver com uma dor imensa.
Sete anos antes, quando ainda era uma estudante de Psicologia, grávida de seis meses e prestes a se casar com Marlon (Humberto Morais), Leona viu seu mundo desabar ao sofrer um aborto espontâneio e ver seu relacionamento amoroso ruir na sequência.
Nunca refeita desse luto, Leona vive agora de bicos, se metendo muitas vezes em furadas para poder sustentar a avó Yara (Cyda Moreno) e a irmã Stephany (Nykolly Fernandes), que moram com ela no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
“Eu adoro que a Leona é uma mocinha completamente contraditória. Ela está em uma linha tênue entre o trambique e a correria”, revela Clara Moneke.
A vida de Leona muda, no entanto, quando ela passa a trabalhar como babá na casa dos Boaz, família proprietária de uma famosa fábrica de lingeries.

É lá que a jovem cria uma conexão com Sofia (Elis Cabral), filha adotiva de Abel (Tony Ramos) e Filipa (Cláudia Abreu), e acaba sendo disputada pelos outros dois filhos do casal – o esforçado Samuel (Juan Paiva) e o ambicioso Davi (Rafael Vitti) –, além de se envolver diretamente com os negócios da fábrica.
“Ela começa a reencontrar uma vontade de viver e de conhecer o mundo por várias perspectivas, não apenas românticas. Ela entende o amor de diversas outras formas”, esclarece Moneke.
Além do elenco já citado, Dona de Mim conta ainda com nomes como o de Marcello Novaes, Giovana Cordeiro, Marcos Pasquim, Felipe Simas, Giovanna Lancellotti e L7nnon em seu elenco.
Com direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, Dona de Mim estreia em 30 de abril na Rede Globo.
Leia a matéria no Canaltech.