DLSS 4 é revelado pela NVIDIA e promete aumentar performance em 8x
Entre as novidades reveladas pela NVIDIA nesta segunda (6) na CES 2025 está a chegada do DLSS 4, nova iteração sobre a tecnologia de IA da companhia que promete trazer melhoria de performance em até 8 vezes ao combinar uma série de recursos inéditos.
Segundo a companhia, o DLSS vai utilizar o Multi Frame Generation (criando até 3 quadros com IA por frame), o NVIDIA Reflex 2 (que reduzirá ainda mais a latência) e diversas novas tecnologias anti-ghosting e de estabilidade de imagem para compor o DLSS 4. Venha ver!
DLSS 4 promete até 8x mais performance em jogos de PC
Diferente do DLSS 2, que foi focado em melhoria de imagem, e o DLSS 3, que mostrou ao mundo a geração de frames por IA, o DLSS 4 parece ser um aprimoramento geral de todos os recursos já presentes na solução de IA para jogos.
De acordo com a NVIDIA, uma das novidades é o Multi Frame Generation: agora, em vez de criar um quadro por IA a cada dois frames de jogos, a tecnologia é capaz de criar até 3 quadros por frame renderizado in-game. E o que isso significa na prática? Que a performance em jogos pode ser aumentada em até 8x.
Para mitigar a latência que a geração de quadros por inteligência artificial causa nos games, a NVIDIA também divulgou que em conjunto com o DLSS 4 teremos o NVIDIA Reflex 2, que promete diminuir o input lag em até 75%.
O NVIDIA Reflex 2 apresenta o Frame Warp, uma técnica inovadora para reduzir a latência em jogos atualizando um quadro renderizado com base no último clique do mouse antes de ser enviado para o monitor, garantindo aos jogadores uma vantagem competitiva em jogos multijogador e melhora a responsividade em games singleplayer.
O DLSS 4 também apresenta a primeira aplicação em tempo real da arquitetura de modelo transformer. Os modelos DLSS Ray Reconstruction e Super Resolution, baseados em Transformer, usam 2x mais parâmetros e 4x mais computação para fornecer maior estabilidade, redução de ghosting, mais detalhes visuais e anti-aliasing aprimorado em cenas de jogos.
A nova aplicação da NVIDIA estará disponível em todas as GPUs GeForce RTX Série 50 e em mais de 75 jogos e aplicações/softwares já no dia de seu lançamento, como Alan Wake 2, Cyberpunk 2077, Indiana Jones e o Grande Círculo e Star Wars Outlaws (e outros jogos, como Black Myth Wukong, Marvel Rivals, Naraka Bladepoint e Microsoft Flight Simulator também receberão no futuro).
DLSS 4 será exclusivo da linha RTX 50 Blackwell
Assim como o DLSS 3, que foi exclusivo da série GeForce RTX 40 Ada Lovelace, o novo DLSS 4 também será exclusivo da linha RTX 50 Blackwell. Por depender de hardware dedicado para o uso dessas tecnologias, somente as novas placas de vídeo da NVIDIA devem receber o recurso.
O DLSS 4 deve estrear junto com o lançamento das GeForce RTX 5090 e 5080, as primeiras placas da linha Blackwell que chegam no dia 30 de janeiro.
Fonte: NVIDIA