Deu certo! NASA confirma que sonda Parker Solar está bem após “tocar” o Sol
A NASA confirmou que a sonda Parker Solar está segura e funcionando normalmente após realizar sua aproximação máxima do Sol. A espaçonave ficou a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar na terça (24) quando atravessou a coroa, a atmosfera mais externa do Sol, para ajudar os cientistas a entenderem melhor a estrela mais próxima da Terra.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Sonda da NASA ainda não deu sinal de vida após “tocar” o Sol Veja a sonda Parker Solar Probe viajando pela coroa solar neste vídeo da NASA
Segundo a NASA, a equipe de operações na Universidade Johns Hopkins recebeu um sinal na quinta (26), confirmando que tudo correu bem durante o procedimento. Já os dados que detalham a telemetria devem ser enviados em 1º de janeiro. Em comunicado, a agência espacial declarou que a Parker passou pela atmosfera do Sol a 692 mil km/h, encarando 982 ºC.
“A sonda Parker Solar ligou para casa! Após ficar a 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar em 24 de dezembro, o sobrevoo mais próximo na história, recebemos o som da Parker Solar, confirmando que ela está segura”, explicou a NASA em uma publicação no X/Twitter.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Parker Solar Probe has phoned home!
After passing just 3.8 million miles from the solar surface on Dec. 24 — the closest solar flyby in history — we have received Parker Solar Probe’s beacon tone confirming the spacecraft is safe. https://t.co/zbWT7iDVtP
— NASA Sun & Space (@NASASun) December 27, 2024
“Este estudo próximo do Sol permite que a Parker Solar colete medidas para ajudar os cientistas a entenderem melhor como o material nessa região chega a milhões de graus, que descubram a origem do vento solar [o fluxo contínuo de material escapando do Sol] e descubram como as partículas energéticas são aceleradas quase à velocidade da luz”, explicaram.
A sonda Parker Solar foi lançada em 2018 e vem ficando cada vez mais perto do Sol ao longo das suas órbitas ao redor da estrela. Através de sobrevoos por Vênus, a espaçonave conseguiu se aproximar gradualmente da estrela.
Leia também:
Imagens da NASA mostram sonda passando por partículas do Sol
Morre Eugene N. Parker, heliofísico que teorizou a existência do vento solar
Vídeo:
Leia a matéria no Canaltech.