EconomyFeaturedNewsTop Stories

Desenvolvimento de Call of Duty: Black Ops Cold War custou US$ 700 milhões

Em um momento no qual muitas desenvolvedoras reclamam dos custos crescentes para desenvolver jogos Triplo A, novos documentos revelaram o ponto em que a franquia Call of Duty chegou. Uma investigação do Game File descobriu que Black Ops Cold War, de 2020, custou nada menos que US$ 700 milhões (R$ 4,2 bilhões) para chegar às lojas.

As informações foram obtidas a partir de documentos enviados pela Activision a tribunais, nos quais o chefe criativo de Call of Duty, Patrick Kelly, explicou quais foram os orçamentos de seus títulos mais recentes. Ele também compartilhou que o remake de Modern Warfare custou US$ 640 milhões (R$ 3,9 bilhões), enquanto Black Ops 3 teve um orçamento de US$ 450 milhões (R$ 2,7 bilhões).

Foto: Divulgação/Activision

Os valores chamam a atenção por serem os mais altos já associados publicamente a qualquer jogo produzido por qualquer desenvolvedora do mercado Triplo A. Ao mesmo tempo, é preciso observar que eles compreendem custos como servidores, criação de DLCS e suporte — mas deixam de lado questões como marketing, que costumam inflar ainda mais os custos de um projeto.

Call of Duty tem um dos maiores orçamentos da indústria

Enquanto a maioria das empresas do mercado tende a esconder quanto dedicaram a seus jogos, o que se sabe publicamente sobre alguns títulos famosos deixa claro que Call of Duty é uma das séries que mais tem investimentos. Para efeitos de comparação, The Last of Us Part 2 custou US$ 220 milhões (R$ 1,3 bilhão) para a Sony, que dedicou US$ 212 milhões (R$ 1,2 bilhões) a Horizon Zero Dawn.

Foto: Divulgação/Activision

Vale notar, no entanto, que a franquia da Activision não é a única a exigir orçamentos altos para continuar em alta e manter um ritmo frequente de atualizações e capítulos inéditos. Estimativas apontam que a HoYoverse já dedicou um total de US$ 900 milhões (R$ 5,5 bilhões) a Genshin Impact.

No entanto, esse valor não foi investido de uma única vez: a empresa fez um investimento inicial de US$ 100 milhões e, a cada ano desde o lançamento, dedicou US$ 200 milhões adicionais ao projeto. Ao menos para o estúdio de Singapura e para a Activision, os altos valores parecem estar compensando, dado as grandes lucratividades que suas franquias continuam registrando.

Fonte: Eurogamer

Facebook Comments Box